Estabilidade emocional: 4 hábitos simples para ser mais feliz | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Estabilidade emocional: 4 hábitos simples para ser mais feliz

Estabilidade emocional: 4 hábitos simples para ser mais feliz

estabilidade emocionalTer rompantes de emoções e não ter controle sobre os próprios sentimentos torna a vida muito mais difícil. Quando você não consegue administrar a forma como se sente, frequentemente se vê tomado por sensações negativas, como a angústia ou a tristeza.

Por outro lado, a estabilidade emocional oferece equilíbrio, mesmo nas situações adversas. Como a felicidade também depende de cada pessoa, consolidar esse efeito é uma maneira de ficar satisfeito com a própria vida.

Para entender como atingir a estabilidade emocional, conheça 4 hábitos que podem ajudá-lo a ser mais feliz.

1. Trabalhe o autoconhecimento

É praticamente impossível dominar e equilibrar os seus sentimentos se você não se conhecer de forma profunda. Viajar para o seu interior e descobrir quais são as suas principais características é determinante para aprender qual é o seu ponto de estabilidade emocional e quais são os gatilhos que atrapalham esse quadro.

O ideal é praticar exercícios de autoconhecimento ou até contar com sessões de coaching. Ao descobrir quem você é de verdade, é fácil ser fiel a si e conseguir a melhor configuração entre as emoções.

2. Busque uma nova perspectiva sobre as situações

Nada é para sempre e compreender isso é fundamental para adotar a ótica certa sobre as situações. Quando estiver em um momento difícil, por exemplo, vale a pena lembrar que ele é temporário, por pior que seja. Qualquer fase, boa ou ruim, passará e é preciso manter a tranquilidade diante das mudanças. Afinal, não é exigido ser feliz ou realizado o tempo inteiro.

Também é interessante adotar uma visão positiva em diversos cenários, já que ver apenas o aspecto ruim é ceder ao padrão das emoções. Quando algo não ocorrer como o esperado ou quando se frustrar, pense no que pode aprender ou tirar de bom. Sempre haverá um lado positivo se estiver determinado a procurá-lo para manter a estabilidade das suas emoções.

3. Cuide de si para ter estabilidade emocional

Não dá para controlar as suas reações e sentimentos ao estar estressado por não dormir direito. Da mesma forma, é difícil se concentrar nesse aspecto se a sua saúde está em risco por causa da alimentação ruim ou do sedentarismo.

Por mais que as emoções surjam de dentro para fora, é fundamental cuidar de si de um jeito completo. Trabalhe a sua autoestima, faça com que a sua saúde esteja em dia e mantenha bons hábitos em todos os setores da vida. Ao agir dessa forma, você conseguirá atingir a estabilidade emocional.

4. Escolha muito bem os seus relacionamentos

Em várias situações, são os relacionamentos tóxicos os responsáveis por mexer com o equilíbrio das sensações. Estar em um relacionamento amoroso abusivo ou em uma amizade tóxica, por exemplo, impacta a sua percepção e afeta negativamente os seus sentimentos. Mesmo no trabalho é possível encarar o efeito, como ao estar em um ambiente repleto de conflitos.

O melhor que você pode fazer pela sua saúde emocional é se afastar de relações que não agregam valor. No trabalho isso talvez seja difícil, mas na vida pessoal basta ter o estímulo certo para deixar de lado o que não faz bem. No lugar, cerque-se de pessoas positivas, que querem o seu bem e que o ajudam a ser melhor. Ao final, verá como será viável manter o equilíbrio.

A estabilidade emocional traz uma vida mais leve e feliz, já que fica longe da montanha-russa de emoções. Ao incorporar esses hábitos em seu cotidiano, você terá maior controle sobre os seus sentimentos e poderá se manter em perfeito equilíbrio.

E você, gostou de conhecer os 4 hábitos simples para ser mais feliz? O Arita Treinamentos proporciona a oportunidade para você descobrir a utilizar o seu potencial, na vida pessoal e profissional. Visite o nosso site para saber mais!

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas