Estresse excessivo: quando o corpo indica que é hora de pausar | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Estresse excessivo: quando o corpo indica que é hora de pausar

Estresse excessivo: quando o corpo indica que é hora de pausar

Cobranças no trabalho, trânsito carregado de manhã e no final da tarde, contas a pagar que se acumulam, imprevistos que geram ainda mais gastos e dores de cabeça e, tudo isso, pode culminar em um ponto: estresse excessivo. Certamente você já passou por momentos assim, ou pelo menos conhece alguém que vive reclamando de estresse excessivo no dia a dia. E há uma razão biológica para isso e que impacta diretamente no nosso corpo, gerando sinais evidentes.

O corpo humano é formado por diversos hormônios que convivem em plena harmonia… Isso até ocorrerem picos de estresse! Quando há o estresse, todas estas substâncias, como a adrenalina e o cortisol, por exemplo, são alteradas e mexem com a frequência cardíaca, contraem os músculos, aceleram a respiração e aumentam a pressão arterial. Isso acontece quando a pessoa, homem ou mulher, está emocionalmente instável. Mas, com o tempo, tudo volta ao normal. Este é o estresse moderado.

Um quadro de estresse excessivo, por sua vez, é configurado quando um ciclo vicioso é instaurado, quando não há retorno à condição normal. Um desiquilíbrio constante.

 

13 sinais do corpo quando há estresse excessivo

Nosso corpo não mente. Muito pelo contrário. Ele indica visualmente quando algo não está correto, quando há problemas que devem ser corrigidos para que tudo volte ao normal. É assim quando estamos passando por fases de estresse excessivo, por exemplo. Identificar estes sintomas, inclusive, é o primeiro fator que pode determinar a superação do problema.  Listamos abaixo os principais sinais do corpo que podem ser observados em uma pessoa com estresse excessivo. Confira:

  1. Insônia: a pessoa não consegue dormir, mas após um dia cansativo no trabalho;
  2. Cansaço: durante o dia, aquela sensação de cansaço que parece não ter fim;
  3. Dor de cabeça: constante e que incomoda dia e noite;
  4. Agitação: a pessoa sente a necessidade de querer fazer algo, de não ficar parada;
  5. Tristeza e irritabilidade: qualquer negação / barreira / impedimento pode gerar grande tristeza e irritabilidade;
  6. Dificuldade em se concentrar e falhas na memória: no trabalho, faculdade ou mesmo em momentos de lazer, uma grande dificuldade em focar em determinados assuntos;
  7. Queda de cabelo: pode acontecer com homens e mulheres;
  8. Perda ou ganho de peso: também comum a ambos os sexos, sem delimitação por faixa de idade, inclusive;
  9. Insatisfação constante e isolamento social: a pessoa sente que nada está bom e com isso, busca o isolamento social;
  10. Queda na produtividade: tudo o que foi citado anteriormente impacta no rendimento da pessoa no trabalho;
  11. Má digestão e problemas gástricos: o corpo passa a processar os alimentos de forma diferente, pois o estresse excessivo impacta em todo o organismo;
  12. Baixa imunidade: como o organismo passa a atuar de forma diferente, a imunidade também é alterada e cai, deixando a pessoa mais suscetível a várias doenças;
  13. Aumento da probabilidade de enfarto e derrame: como acabamos de verificar, todo o organismo é afetado e problemas graves podem surgir.

 

Dicas para combater o estresse excessivo

A primeira dica para tentar combater o estresse excessivo é não se cobrar tanto, principalmente em situações que fogem do seu controle. Racionalize: por que se estressar com algo que não depende de você? Outra boa dica é buscar opções de lazer. Faça algum tipo de exercício físico, vá mais ao cinema, saia com os amigos ao final do expediente, etc. Lazer é ótimo para acabar com o estresse.

Além disso, se nada funcionar e o problema seguir atrapalhando a sua vida, você pode procurar ajuda profissional, como da Arita Treinamentos: uma empresa especializada em inteligência emocional que trabalha com métodos inovadores a partir de treinamentos personalizados e comprovadamente eficazes para combater o estresse excessivo.

Entre em contato hoje mesmo, clicando aqui, para consultar mais detalhes!

 

Imagem: SebastianGauert | iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas