É preciso ter cuidado com o excesso de amor próprio!

Excesso de amor próprio: quando o benefício se torna um problema

Excesso de amor próprio: quando o benefício se torna um problema

Quando o nível de amor próprio passa do limite e começa a afetar o relacionamento com amigos e familiares, é preciso buscar uma alternativa

Todo mundo sabe que amor é essencial em nossas vidas, como um combustível que nos move através de momentos difíceis, de dúvidas, e que também aquece a alma em momentos de alegria. Todavia, quando pensamos em excesso de amor próprio, o cenário pode não ser tão positivo assim. Um bom exemplo disso ocorre quando pensamos nas relações de mães narcisistas com seus filhos. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos!

O que você precisa saber sobre o excesso de amor próprio

  • Equilíbrio: como tudo na vida, o excesso de amor próprio também pode gerar impactos negativos no dia a dia. É preciso batalhar pelo equilíbrio neste campo.
  • Egocentrismo: quem tem excesso de amor próprio tem uma grande chance de se tornar uma pessoa egocêntrica, que só pensa em si e não dá a mínima para o que os outros acham, para os sentimentos de terceiros, inclusive de membros da própria família.
  • Centro das atenções: um dos sinais mais claros do problema ocorre quando a pessoa não consegue não ser o centro das atenções. Em outras palavras, em toda e qualquer situação, o mundo deve girar ao seu redor, para atender suas necessidades, seguir seus passos e assim por diante. É preciso ficar atento(a) a isso.

Será que a inteligência emocional pode ajudar?

A resposta é SIM! Através de treinamentos de inteligência emocional é possível identificar os gatilhos que provocam o excesso de amor próprio. Isso acontece porque a inteligência emocional é uma metodologia que objetiva o equilíbrio emocional do indivíduo. Busca encontrar o ponto central para uma vida mais feliz, inclusive, para quem também está ao redor da pessoa, como familiares e amigos. Ficou interessado em saber mais sobre tudo isso? Não perca mais tempo! Fale aqui com quem realmente entende do assunto. A Arita Treinamentos é uma empresa com know-how na área. São mais de 30 anos ajudando a transformar vidas e agora chegou a sua vez.

Como equilibrar o excesso de amor próprio?

  • Empatia: coloque-se no lugar do próximo. Ouça mais, entenda mais sobre o que amigos e familiares pensam e sentem. Ao fazer isso, você passará a entender que nem sempre você precisa ser o centro das atenções, que é possível ter relações mais equilibradas com outras pessoas.
  • Iniciativa x tempo: também é preciso entender que só depende de você dar o primeiro passo para resolver o “problema”. Além disso, é preciso compreender que tudo ocorre em seu tempo, que é preciso respeitar as etapas. Uma mudança duradoura não é uma mudança imediata.
Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS