Falta de ar emocional: o que é e como lidar com problema?

Falta de ar emocional: como identificar os sintomas do problema

Falta de ar emocional: como identificar os sintomas do problema

Agitação, dificuldade em dormir, boca seca e tremores são alguns dos principais sinais do corpo de que há algo errado. Redobre a atenção

Quase sempre associamos a falta de ar a algum problema respiratório, algum problema físico. Porém, o que pouca gente sabe é que existe a falta de ar emocional e que esta é uma realidade na vida de milhões de pessoas em todo o mundo e que gera sintomas físicos bem claros. Trata-se de uma falta de ar provocada por questões emocionais ou psicológicas e, no post de hoje aqui no blog da Arita Treinamentos, você conhecerá seus principais sintomas. Continue a leitura e confira!

Conheça os principais sintomas da falta de ar emocional

Listamos em ordem alfabética os principais sintomas relacionados à falta de ar emocional. Veja a lista com atenção e verifique se você apresenta alguns deles, ou mesmo somente um. Todo cuidado é pouco, combinado?

  • Agitação
  • Alterações na fala
  • Aperto no peito
  • Arrepios
  • Aumento dos batimentos cardíacos
  • Boca seca
  • Dificuldade de concentração
  • Dores estomacais
  • Dores de cabeça
  • Dormência dos membros
  • Insônia
  • Medo de perder o controle
  • Pensamento confuso e acelerado
  • Respiração acelerada
  • Rigidez muscular
  • Sudorese
  • Tontura
  • Tremores

A inteligência emocional pode ajudar, sabia?

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível identificar as reais causas da falta de ar emocional e, a partir disso, tentar uma saída para os problemas de ordem emocional e/ou psicológica que geram o problema. Para tal, os gatilhos iniciais são identificados, analisados e trabalhados de forma personalizada. O objetivo é entender com precisão e máxima clareza o que provoca a falta de ar e, com isso, trabalhar métodos e estratégias para que a pessoa consiga lidar com a situação de uma forma equilibrada e saudável. Com o tempo, a expectativa é uma melhora gradativa da situação. E outra boa notícia é que você sabe que pode confiar no know-how de mais de 30 anos da Arita Treinamentos. Aproveite: fale com um dos especialistas.

Dicas práticas para lidar com a falta de ar emocional e controlar a respiração

  • Conversar com alguém para se distrair das sensações ruins
  • Conversar consigo mesmo mentalmente ou em voz
  • Contar até um determinado número
  • Escrever os seus sentimentos para interpretá-los por meio do pensamento lógico
  • Exercícios físicos: especialmente a corrida ou a caminhada
  • Lavar o rosto com água fria
  • Meditação
  • Mindfulness
  • Ouvir músicas tranquilizadoras
  • Respiração profunda

O que é comum: muitas pessoas apresentam falta de ar emocional no período noturno, no momento em que se preparam para dormir. O que acontece é que as preocupações do dia a dia, o estresse vivido no trabalho, e situações desgastantes na rotina familiar e profissional (principalmente) ativam nesse período da noite um verdadeiro turbilhão de pensamentos, inseguranças, medos e assim por diante. Como reflexo, o corpo se manifesta e a falta de ar emocional pode surgir.

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