Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
A comunicação ruim é um dos grandes males que afetam as famílias, causando afastamento e minando o diálogo, principalmente na adolescência dos filhos.
Embora se torne explícito na adolescência, esse processo costuma começar muito antes.
Na infância, os pais têm o costume de manter um distanciamento, não estabelecer diálogos, não tentar entender o que a criança pensa e, consequentemente, isso os afasta.
Mais velhos, os filhos não se sentem bem para buscar ter essa troca com os pais.
Se sentem inseguros, incompreendidos e sem ter com quem conversar sobre suas infinitas dúvidas, o que é muito comum na adolescência.
Um pai (ou mãe) e um filho não irão, de um dia para o outro, desenvolver um bom relacionamento, aberto ao diálogo.
Antes, é preciso que ocorra um processo de construção da confiança, assim como ocorre entre dois adultos.
O primeiro passo é aprender a ouvir.
Além disso, entender que, enquanto indivíduo, o outro às vezes não quer falar sobre algum assunto.
Seja mais paciente, disponível e aberto a novas ideias, sem abrir mão da posição paternal.
Ele saberá que pode contar com você quando precisar.
Nós carregamos as marcas da infância para sempre, se isso não for devidamente tratado. É por isso que precisa haver um cuidado para estabelecer um ambiente e uma educação de qualidade para as crianças.
Acima de tudo, é preciso que todos entendam a importância de ter um ambiente saudável dentro de casa e que a família está sempre lá para dar suporte.
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...