Fazer o bem sem olhar a quem | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Fazer o bem sem olhar a quem

Amar àqueles que estão próximos a nós e por quem temos afeição é fácil. Não é necessário esforço para amar a um filho, por mais questões complexas que ele tenha. Natural amar pai e mãe, embora existam pontos que tenham nos machucado ao longo da vida. Delícia amar a um amigo, afinal a gente escolhe com quem quer ter amizade.

A forma mais cômoda de amar é quando temos algo em troca. Sabemos o que o outro pode nos oferecer em valia do bem-querer que lhe dedicamos, ainda que na esfera emocional e subjetiva, sem ser necessariamente algo concreto. Gostamos do outro por que, de alguma forma, ele nos proporciona coisas boas.

Agora, amar quem sabidamente não nos pode dar nada. Aquele que não tem nem para si mesmo. Desconhecidos quaisquer. Gente que nunca terá condições de retribuir um décimo do afeto que lhes foi dedicado. Amar dessa forma é um desafio para todos nós, por que fomos acostumados a gostar com condições. Eu te amo se você for uma boa menina. Eu te amo se você não me trair. Eu te amo se você me amar também. Nossa sociedade criou essa condicional em torno daquilo que temos de mais bonito, que é o sentimento do amor.

Não é preciso se culpar por ser assim. Todos nós somos, em maior ou menor instância. Claro, como já citado, aprendemos desse jeito. Entretanto, é possível mudar! E uma das formas mais eficazes de praticar o amor ágape, aquele incondicional, portanto que não está atrelado à reciprocidade, à lei do retorno, ao agradecimento, ao reconhecimento e ao ganho, é fazendo o bem sem olhar a quem.

Expandir nossas boas ações para além dos domínios familiares, das amizades, do trabalho…ajudar um estranho, dar ombro e ouvido para alguém que acabou de conhecer, passar uma tarde em um hospital infantil contando histórias para os pacientes. Essas e milhões de outras formas existem para que pratiquemos esse tão nobre sentimento.

A maior parte dessa gente nunca poderá fazer nada por você, é bem provável, mas a lei do amor ágape é maravilhosa e você terá o melhor retorno que poderia, que é o de que se todos estão bem eu também estou bem. Afinal, fazemos parte de um todo, de um mesmo universo, de um mesmo planeta. Não há como eu estar totalmente bem se muitos ao meu redor não estão. Experimente! Você pode se surpreender.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas