Gatilho emocional da raiva - Veja como controlar!

Gatilho emocional da raiva: em tempos de polarização, o que fazer para evitar discussões?

Gatilho emocional da raiva: em tempos de polarização, o que fazer para evitar discussões?

Ao controlar as próprias emoções no dia a dia, muitas brigas com amigos e familiares podem ser evitadas, mesmo quando os assuntos são polêmicos

Não é de hoje que o Brasil vive uma polarização política em praticamente todos os níveis da sociedade. De Brasília à rotina de milhões de lares brasileiros, as discussões só aumentam a cada ano, principalmente em época de corrida eleitoral quando os nervos estão à flor da pele das pessoas. Justamente por isso, para evitar discussões, é tão importante redobrar a atenção ao gatilho emocional da raiva que pode levar amigos e familiares a brigas feias e, na maioria dos casos, por motivos banais. Continue a leitura no post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, e confira mais sobre o assunto.

Veja como combater o gatilho emocional da raiva

  • Limpeza emocional: muitos gatilhos emocionais da raiva são relacionados a eventos do passado. Momentos que vivemos e que representam algum tipo de trauma psicológico, como em relação ao término de um namoro, demissão e assim por diante. Tais experiências ficam no inconsciente e são manifestadas de forma explosiva quando reconhecemos ou associamos padrões semelhantes, como um novo término de namoro, uma nova demissão, etc. Logo, é preciso fazer uma “limpeza emocional” para não condicionar o futuro ao passado.
  • Ressignificar: uma boa estratégia para fazer a limpeza emocional é ressignificar os eventos do passado. No caso do término de namoro, por exemplo, que gera um gatilho emocional de raiva sempre que é recordado, o ideal é buscar um novo significado ao ocorrido. Tente, propositalmente, olhar por um novo ângulo para cada momento importante do passado e busque um sentido alternativo para, se possível, estabelecer uma memória mais positiva.
  • Autoconhecimento: sempre falamos de autoconhecimento aqui no blog e nem poderia ser diferente, afinal é uma das mais importantes etapas para quem deseja evitar discussões ao assumir o controle emocional da raiva. Em outras palavras, o autoconhecimento é a habilidade de conhecer os próprios sentimentos.
  • Reconhecimento de padrões: é fundamental observar com atenção os padrões sociais e interpessoais que levam à explosão da raiva, ou seja, perceber quais fatos, palavras ou atitudes estão sempre presentes nos momentos de nervosismo e de brigas. Ao reconhecer tais padrões, com o tempo, você começa a se preparar mentalmente para não cair involuntariamente nas mesmas armadilhas.

O que a inteligência emocional pode fazer?

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível treinar a mente e controlar as emoções mais conflitantes, como as que geram o gatilho emocional da raiva durante uma discussão em família, no grupo de amigos ou mesmo no ambiente profissional. A inteligência emocional é uma metodologia eficaz e que gera resultados na prática. Quer saber como tudo isso funciona? Não perca mais tempo: fale com um dos nossos especialistas!

 

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS