Gatilhos da procrastinação. Veja como driblá-los

Gatilhos da procrastinação: 10 dicas de como driblá-los

Gatilhos da procrastinação: 10 dicas de como driblá-los

Uma vida menos produtiva é uma vida mais atrapalhada e com diversas barreiras que impedem o crescimento pessoal e profissional. É preciso combater a procrastinação

Aqui mesmo no blog da Arita Treinamentos você já conferiu alguns conteúdos exclusivos sobre este tema, como dicas para eliminar a procrastinação no trabalho e muitos outros. Hoje, seguimos dentro do mesmo universo e apresentamos algumas dicas para driblar os principais gatilhos da procrastinação para alcançar uma rotina pessoal e profissional mais produtividade e satisfatória. Ficou interessado (a)? Continue a leitura e aproveite o campo de comentário para também enviar sua dica para os nossos leitores. Sua opinião é sempre bem-vinda!

10 dicas para driblar os gatilhos da procrastinação

  1. Tenha um objetivo: uma ótima estratégia para driblar a procrastinação é estabelecer objetivos para tarefas. Por exemplo: se você conseguir entregar todos os relatórios até o final da semana, poderá curtir o sábado e o domingo com mais tranquilidade, sem se preocupar com o trabalho. Este é o objetivo.
  2. Resolva imediatamente as emergências: tire da frente, da fila de tarefas, as que são mais emergenciais e que precisam ser entregues imediatamente. Isso tornará o resto do dia mais tranquilo e produtivo.
  3. Resolva as tarefas mais fáceis: o que for de fácil resolução, não deve ocupar muito tempo. E a maioria das tarefas são assim, fáceis de resolver dentro da sua área de atuação. Não deixe acumular o que é simples, pois pode se tornar complicado.
  4. Divida em pequenas metas: quando algo é muito complexo para resolver de uma vez, vá por partes, por pequenas metas. Aos poucos você enxergará o problema de uma forma mais ampla e encontrará caminhos para solucionar tudo.
  5. Tenha responsabilidade: você é responsável pelas tarefas que lhe são direcionadas. É preciso abraçar a responsabilidade e não reclamar sempre que chegar uma demanda urgente.
  6. O desconforto é normal: é preciso se acostumar com a situação, afinal o mercado exige a entrega de resultados e todos os profissionais na ativa devem se preparar.
  7. Entenda que existe a procrastinação: para combater a procrastinação, é preciso ter consciência de sua existência e dos problemas que ela provoca. Ao compreender a situação, certamente você pensará duas vezes antes de iniciar alguma atividade que atrapalhe a produtividade.
  8. Faça listas: está é uma ótima maneira para definir prioridades e ter entendimento claro e preciso de tudo que precisa fazer ao longo do dia ou da semana. Tenha o hábito de fazer listas diárias.
  9. Cuidado com as distrações: vivemos em um mundo conectado, de redes sociais e muita informação circulando. Tenha cuidado com tudo isso! A mínima distração com um post divertido ou um vídeo pode atrapalhar sua rotina.
  10. Mude o ambiente: se o ambiente de trabalho não ajuda, fale com seu chefe para mudar de lugar. O ambiente ideal, todavia, é diferente de pessoa para pessoa e é preciso encontrar o local certo para você trabalhar com concentração.

Inteligência emocional contra a procrastinação

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível treinar a mente para driblar os gatilhos de procrastinação que insistem e tonar a sua rotina pessoal e profissional menos produtiva. Esta é uma metodologia comprovadamente eficaz e que busca encontrar caminhos para uma vida mais equilibrada e feliz em vários aspectos, como para alcançar um determinado padrão de produtividade no dia a dia.

E você sabe que pode confiar na Arita Treinamentos, uma empresa com mais de 30 anos de know-how no mercado. Uma empresa formada por profissionais que realmente entendem do assunto e que buscam a atualização necessária para que você tenha sempre um atendimento de primeira linha, dentro do que há de mais moderno neste universo. Então, não perca mais tempo: fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp