Como trabalhar as emoções em sala de aula?

Gestão das emoções do professor: como trabalhar as emoções em sala de aula?

Gestão das emoções do professor: como trabalhar as emoções em sala de aula?

Para lidar com diferentes perfis de alunos e as mais diversas situações que vão da alegria ao estresse, o professor precisa ter equilíbrio emocional

Os treinamentos de inteligência emocional podem ser aplicados para profissionais de diversas áreas, como para a gestão das emoções do professor no dia a dia. A metodologia é importante por vários aspectos, principalmente para que o profissional saiba como trabalhar as emoções em sala de aula. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos. Aproveite para também compartilhar o conteúdo com os amigos e amigas que são professores.

Dicas de como trabalhar as emoções em sala de aula

  • Autoconhecimento: para que o professor consiga lidar com os diferentes perfis de alunos e suas emoções que podem ser conflitantes, é preciso ter o autoconhecimento emocional. Conhecer as próprias emoções e sentimentos para compreender o que os alunos estão sentindo e como estão manifestando tais emoções na sala de aula.
  • Tente racionalizar: lidar com pessoas não é uma tarefa fácil 100% do tempo. Em uma sala de aula, então, pode ser ainda mais complicado. Por isso, uma boa dica é tentar racionalizar o que sente para transmitir mais confiança e profissionalismo.
  • Empatia: colocar-se no lugar do outro é fundamental em vários aspectos da vida, seja no trabalho ou no círculo familiar e de amizades. Dentro de uma sala de aula é algo essencial. A empatia busca o entendimento das emoções dos alunos, suas realidades, seus dilemas e traumas. Com isso, com o tempo, a relação entre professor e aluno pode se tornar muito mais agradável e propícia para o compartilhamento de conhecimento.
  • Controle: o professor é um símbolo de controle, de autoridade dentro de uma sala de aula. Logo, no campo emocional, é preciso transmitir esse controle para gerar mais confiança nos alunos. Uma boa dica é sempre buscar se tranquilizar em momentos de discussões e bagunça dos alunos. Respire fundo e busque enxergar pontos positivos da situação.

Inteligência emocional na vida do professor

Faz toda a diferença na vida do educador ser uma pessoa com equilíbrio emocional. Nesse cenário, os treinamentos de inteligência emocional são fundamentais para buscar o autoconhecimento emocional e, também, para potencializar habilidades de relacionamento interpessoal. Outro ponto positivo é que a metodologia busca derrubar barreiras emocionais que impedem o seu desenvolvimento como profissional, como para driblar a timidez ou melhorar a oratória. Quer saber mais sobre o assunto? Aproveite o post de hoje e envie AQUI a sua mensagem de contato. Fale diretamente com o time da Arita Treinamentos, uma empresa com mais de 30 anos de tradição na área.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp