Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Em tempos de celulares de última geração, de instantaneidade de relações, de comunicação de massa indo e vindo a todo instante, parar para fazer uma boa refeição é algo raro. Se pensarmos um pouco mais além, então, em plantar o que vamos comer, a ideia soa como luxo e privilégio para poucos: aqueles que têm duas coisas escassas ultimamente tempo e espaço.
Mas, engana-se quem pensa assim, cultivar uma horta não é apenas para poucos sortudos, que moram em grandes casas ou propriedades rurais. Agora, mesmo pequenos apartamentos, com espaço bem reduzido, podem abrigar alguns canteiros de hortaliças e temperos. Mesmo na avenida mais famosa país, em São Paulo, tem uma horta urbana. Além desta, na Paulista, há também uma outra bem famosa, sobre o teto de um tradicional shopping da capital.
Para ter uma horta em casa é necessário apenas força de vontade e disciplina. E quais os benefícios disso? Os que cultivam hortas urbanas afirmam que o desejo por uma alimentação mais saudável, comendo mais alimentos naturais e orgânicos, é o principal motivo. No mais, também dizem que o prazer de cultivar uma horta é imenso, funcionando como uma terapia, já que a ação inclui preparar o canteiro, escolher uma boa terra, semear as mudas ou sementes, molhar, adubar, esperar o tempo de crescimento e colher. Esse movimento, afirmam alguns terapeutas, pode nos dar grandes ensinamentos em relação à ansiedade nossa de cada dia.
Se interessou? Para criar sua horta urbana que pode ficar dentro de sua casa ou apartamento, na varanda, na cozinha ou até na lavanderia você precisa de vasos, terra e sementes. As hortaliças que melhor se adequam a esses tipos de locais, são: agrião, alface, almeirão, beterraba, capim-limão, cebolinha, cenoura, coentro, hortelã, manjericão, manjerona, orégano, rabanete, rúcula, salsinha e tomilho.
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...