Dicas para aplicar a inteligência emocional em vendas e se destacar

Inteligência emocional em vendas: como aplicar o conceito na minha atividade profissional?

Inteligência emocional em vendas: como aplicar o conceito na minha atividade profissional?

Desenvolver as habilidades certas é essencial para a formação e evolução de um bom vendedor de qualquer ramo de atividade profissional

Você já leu aqui no blog como aplicar os conceitos da inteligência emocional na empresa. Hoje, seguimos dentro do mercado de trabalho, mas com um foco mais comercial. Você irá descobrir como aplicar o conceito da inteligência emocional em vendas. O seu objetivo é se tornar, ou se desenvolver, como um vendedor de primeira linha? O post de hoje é perfeito para você! Continue a leitura.

Dicas para aplicar a inteligência emocional em vendas e se destacar

  • Conversa inicial: você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? E, dentro desse conceito, começar a sua abordagem de vendedor com uma boa conversa inicial é fundamental. Faz a diferença para quebrar o gelo, para desarmar possíveis restrições, para aproximar cliente e vendedor.
  • Empatia: você como vendedor precisa conhecer a fundo o seu potencial cliente, o perfil da pessoa que será abordada. Para tal, desenvolver a empatia é essencial. Ao fazer isso, você poderá ter uma noção mais clara do que o cliente realmente quer,  o que procura em um produto e serviço, como é a sua realidade, suas necessidades.
  • Cartas na manga: é fundamental que você tenha planos A, B e C para sair das situações mais complicadas em um processo de venda. Para tal, a inteligência emocional ajuda na melhor compreensão das atitudes e emoções do cliente.
  • Discurso: outra habilidade que pode ser desenvolvida em treinamentos de inteligência emocional é o discurso, principalmente para alcançar a “temperatura” ideal das palavras para não assustar o cliente.
  • Atenção: você também pode treinar seu comportamento para ouvir com mais atenção o que o cliente tem a dizer, mesmo que seja o 15º cliente de um dia cansativo. Durante uma venda, o cliente quer ser ouvido.
  • Desenvolvimento: como vendedor, você precisa saber que não há um ponto final no seu próprio desenvolvimento como profissional. Sempre há o que alcançar, sempre há objetivos que podem ser conquistados. Ter a mentalidade do desenvolvimento constante é o que diferencia um vendedor de primeira linha de um vendedor acomodado.

Treinamentos de inteligência emocional

No mundo das vendas, os treinamentos de inteligência emocional ajudam os profissionais da área a superarem barreiras emocionais e desenvolverem habilidades. Com o tempo, é possível transformar uma pessoa tímida e retraída e um(a) vendedor(a) nato, com o discurso afiado, com postura confiante e outros elementos que impulsionam a venda de qualquer tipo de produto ou serviço. Nesse campo, a Arita Treinamentos é uma empresa com mais de 30 anos de know-how. O time é formado por profissionais que realmente entendem do assunto. Pessoas que estarão ao seu lado, caminhando com você, desde o primeiro contato. Descubra mais: envie AQUI uma mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp