Inteligência emocional para melhorar liderança e motivação nas empresas | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Inteligência emocional para melhorar liderança e motivação nas empresas

Inteligência emocional para melhorar liderança e motivação nas empresas

Inteligência emocional para melhorar liderança e motivação nas empresas

Já foi o tempo em que o chefe apenas impunha suas vontades e isso era suficiente para conquistar resultados para a empresa. Hoje, o crescimento profissional é fruto do bom uso da inteligência emocional para lapidar as habilidades de liderança e motivação de toda uma equipe. Essas duas palavras mágicas têm efeito sobre os colaboradores e os tornam engajados para conquistarem juntos as metas desenhadas. É por isso que quanto melhor for a liderança, mais eficiente será a motivação.

A inteligência emocional conduz o líder e o capacita para extrair o melhor de cada funcionário para a equipe se desenvolver como um todo; para gerenciar demandas, execuções e prazos; para ouvir o que é dito e agir onde há necessidade de mudança; para gerenciar as diferenças existentes em um mesmo grupo; para que ele também desenvolva e aprimore a inteligência emocional em seu time.

Liderança e motivação andam juntas

Podemos dizer que a motivação é o estímulo que cada indivíduo carrega dentro de si para realizar determinadas atividades, seja para fins pessoais, seja para fins profissionais. Por exemplo, enquanto o salário é a motivação de um colaborador, a distância casa-trabalho é motivador para outro. São esses estímulos fazem com que as pessoas cumpram seus objetivos com prazer.

Tendo em vista quais são os motores de cada um, a boa liderança traça estratégias comportamentais para que cada um tenha meios de desempenhar seu papel e, ao mesmo tempo, satisfazer suas necessidades. Aqui, não se trata de dar individualmente o que se pede, mas sim de capacitar para que todos estejam aptos a trabalhar pelo que se acredita.

Use a inteligência emocional a seu favor

Sabendo da conexão existente entre liderança e motivação, agora você precisa refletir sobre o tipo de líder que quer ser e como irá trabalhar isso junto a sua equipe. Aqui, o importante é reforçar suas principais características enquanto líder, e não tentar ser alguém que não é. Autenticidade e transparência são sempre muito avaliadas pelos funcionários. Para isso, sugerimos que você:

  • Questione os colaboradores sobre o que os motiva e quais mudanças gostariam de ver;
  • Invista em atividades em grupo que incentivem o engajamento da equipe;
  • Ouça o que as pessoas têm a te dizer;
  • Tenha hábitos positivos;
  • Não intimide os membros do seu grupo;
  • Seja o líder que você gostaria de ter.

De forma geral, é possível aprender e aprimorar características de liderança, por isso não há motivos para sentir frustração se você ainda não se tornou o líder eu gostaria. Para te ajudar, nós criamos um treinamento de liderança ideal para quem quer despertar o máximo potencial. Com ele, melhoramos o desenvolvimento pessoal, profissional e a qualidade de vida das pessoas, além de mostrarmos que é natural explorar o que há de melhor em seu interior. Você será capaz de fazer isso e realizar seus maiores sonhos.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: scyther5 / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp