Adolescência e isolamento: fatores e sinais do problema

Isolamento na adolescência: como identificar o comportamento e ajudar os filhos?

Isolamento na adolescência: como identificar o comportamento e ajudar os filhos?

É possível identificar os principais sinais de isolamento e, com isso, adotar medidas para promover uma melhora na condição do adolescentes

São vários os motivos que podem provocar o isolamento na adolescência, como vergonha, necessidade de autoafirmação, vontade de ser independente, influência dos amigos, dentre outros. Aliás, dentro deste cenário, o treinamento de inteligência emocionalArita Teen é uma grande inovação e ajuda adolescentes a lidar com tal problema. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Adolescência e isolamento: fatores e sinais do problema

  • Ansiedade: um quadro que se não for cuidado pode evoluir para algo mais sério, como depressão ou síndrome do pânico.
  • Aulas remotas: devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, muitos alunos tiveram seus círculos sociais suspensos e não conseguiram se adaptar totalmente às aulas a distância.
  • Apreensão com o futuro: algo comum nesta fase da vida, mas que pode levar ao isolamento em razão das incertezas sobre o futuro como profissional, com relacionamentos e assim por diante.
  • Estresse: pode ser provocado por vários motivos, tanto de ordem emocional como social. O fato é que o estresse é comum junto aos adolescentes e é preciso redobrar a atenção.
  • Falta de novas experiências: o tédio também pode provocar um sentimento de frustração e isso levar ao isolamento.
  • Namoro: na vida de um adolescente, poucas ocasiões são tão marcantes quanto os fatos que acontecem em namoros, como início e término, viagens e assim por diante. O fim de um relacionamento, por exemplo, é um dos principais causadores do isolamento social entre adolescentes.
  • Pressão para não atrasar o ano letivo: são muitas as exigências escolares que podem levar ao quadro de isolamento, como tirar boas notas, entregar trabalhos no prazo, não perder aulas e assim por diante. E cada pessoa pode reagir de uma maneira diferente.

Arita Teen: inteligência emocional que faz a diferença

Quem acompanha as postagens aqui no blog da Arita sabe que a inteligência emocional é uma metodologia que pode ser aplicada em diferentes fases da vida e também em situações específicas. Um bom exemplo disso é o treinamento Arita Teen que pode ajudar adolescentes que estão enfrentando momentos leves ou graves de isolamento social da família e amigos. Através de treinamentos de inteligência emocional é possível identificar as reais causas do problema (Fatores motivadores) e, com isso, trabalhar ações para que a própria pessoa drible e problema e tenha uma vida muito mais feliz e equilibrada. Quer saber mais sobre como tudo isso funciona? Clique AQUI e envie uma mensagem para o time de atendimento.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp