Liderança comportamental: o que é e quais suas características | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Liderança comportamental: o que é e quais suas características

Liderança comportamental: o que é e quais suas características

No mercado de trabalho atual, a maioria das empresas busca por profissionais com características de liderança. Os colaboradores, por sua vez, tentam se empenhar em conquistá-las e alcançar a posição de líder.

No entanto, pouca gente já ouviu falar sobre o conceito de liderança comportamental, o que torna a busca por verdadeiros líderes mais difícil. Com essa visão, é possível identificar o perfil por meio de uma análise de comportamentos e atitudes.

Ficou interessado e quer se aprofundar no assunto? Continue a leitura do post e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

Quais são as características da liderança comportamental?

A liderança comportamental possui três teorias, que podem ser identificadas também como características. A primeira delas é chamada de “estilo autocrático”, na qual quem toma decisões é o próprio líder e os subordinados simplesmente obedecem.

A segunda é denominada “estilo democrático”, e os subordinados podem, sim, participar das decisões. As relações humanas recebem o devido reconhecimento e todos os envolvidos no processo enxergam essa troca como benéfica para toda a equipe.

Por fim, “estilo Laissez-faire”, que em português significa “deixe fazer”. Nesse modelo de liderança, os líderes apenas estabelecem limites e a equipe pode decidir com total liberdade como atuar, sem deixar de receber feedback após cada ação realizada.

Como desenvolver esse tipo de liderança?

Liderar uma equipe é, em uma definição simples, delegar tarefas. Mas por que os responsáveis por executá-las devem fazer isso da melhor maneira possível?

Pressionar e aterrorizar certamente não faz sentido, além de não ter ética alguma.

É claro que líderes precisam enfrentar também seus superiores e parte disso é repassado para a equipe. Então, não há necessidade de potencializar esse senso de urgência e exigência.

A liderança comportamental visa entender como seus liderados funcionam e ser um exemplo para que eles se espelhem. Praticá-la é identificar que tipo de comportamento eles têm e encontrar um ponto de equilíbrio e adaptação.

Quem ganha com a liderança comportamental?

A liderança comportamental promove um ganho geral, que vai dos colaboradores até o consumidor final dos produtos ou serviços da organização. Isso porque ela prioriza a participação de todos, por igual, e assim agrega mais valor ao processo produtivo. Quem está motivado, consequentemente, produz mais e melhor.

Mas para que esse fator se mantenha em alta, é preciso dar espaço para a sugestão e a troca de ideias. Dessa forma, as decisões são mais assertivas e os resultados vão além do esperado, o que traz ainda mais energia para que a equipe continue se esforçando, dedicando e trabalhando com vontade. A partir disso, todos começam a caminhar em uma mesma direção, com foco na mudança e no crescimento.

O líder, por sua vez, fica mais satisfeito e sabe que a empresa também colhe frutos com essa melhoria. Essa positividade até mesmo reflete no público da empresa, que recebe produtos com mais qualidade e um atendimento muito mais receptivo.

Você conhecia todos esses detalhes a respeito da liderança comportamental? Enxerga esse conceito em seu local de trabalho? Qual dessas características você ou seus líderes apresentam? Deixe um comentário abaixo e compartilhe suas experiências!

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS