Liderança: saiba como delegar com autoridade e empoderar sua equipe | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Liderança: saiba como delegar com autoridade e empoderar sua equipe

Liderança: saiba como delegar com autoridade e empoderar sua equipe

Ser líder não significa controlar ou fazer tudo sozinho. Liderar um time inclui reconhecer os talentos de cada um e agir para que os objetivos sejam atingidos de forma coletiva, mediante o esforço de todos.

Para dar conta de todas as tarefas que são exigidas nessa, é essencial saber como delegar as obrigações. Ao distribuir as responsabilidades entre a equipe é possível gerenciar os efeitos e obter resultados otimizados.

A melhor forma de fazer isso é entender como delegar com autoridade, ao mesmo tempo em que empodera o time. Neste post, veja como exercer tal papel na liderança e conheça os principais truques.

Conheça muito bem a sua equipe

Imagine a seguinte situação: você tem uma tarefa técnica, bastante específica, para ser executada e da qual depende o sucesso de um projeto. A equipe conta com 10 pessoas, mas você não sabe quem é a mais indicada para realizá-la. No caso, é quase impossível conseguir o efeito esperado logo de primeira. Para evitar isso, bastaria estudar o grupo para ver que uma das pessoas fez uma especialização exatamente no tema.

O exemplo ilustra a necessidade de conhecer o seu time. Antes de pensar em atribuir responsabilidades, levante as características, as capacidades e os interesses de cada um. Por meio do mapeamento é mais fácil entender como delegar as tarefas adequadas às pessoas certas.

Demonstre a importância da obrigação e do profissional

Já que a intenção é empoderar o time enquanto delega com autoridade, é essencial ampliar a autoconfiança dos profissionais. Eles precisam se sentir capazes e compreender como as suas funções impactam o restante do ambiente.

Antes de atribuir responsáveis, deixe bem claro qual é a relevância da tarefa. Demonstre que, por menor que seja ou pareça, ela faz parte de um elo e que todos dependem de boas execuções. Mostre ainda que a posição ocupada por cada um é determinante para construir o caminho até o sucesso.

Essa é uma forma de elevar a motivação, garantir o engajamento e fazer com que todas as delegações recebam a importância devida.

Faça com que a liderança ofereça boas orientações

Por mais que as pessoas estejam capacitadas e confiantes para realizar uma tarefa, o efeito certo só será conseguido se houver o direcionamento adequado. Portanto, é papel da liderança dar as orientações corretas após a delegação.

Defina quais são as expectativas, os resultados desejados e como os desafios devem ser superados. Mais que isso, esteja aberto para tirar dúvidas e debater questões durante a execução. Assim, há uma transferência de autoridade, mas sem que os colaboradores fiquem sobrecarregados.

Realize o acompanhamento após entender como delegar

Não basta repassar a responsabilidade para alguém e apenas coletar o resultado no final. Especialmente nas primeiras vezes, isso pode levar ao insucesso na missão de como delegar com autoridade.

Portanto, é indispensável fazer o acompanhamento da execução, no chamado follow up. Não é preciso centralizar, controlar ou retirar a autonomia, mas é recomendado entender como está o andamento das tarefas. Durante a etapa, ofereça feedback e orientações para que os melhores resultados sejam consolidados.

Um dos papéis da liderança é saber como delegar com autoridade, de modo a obter uma performance otimizada. Com essas dicas, você poderá empoderar a sua equipe e consolidar efeitos diferenciados, sem perder a integração do time.

Como você tem realizado as delegações? Conte nos comentários e compartilhe as suas experiências.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp