Sem traumas! Veja dicas para mães que não conseguiram amamentar

Mães que não conseguiram amamentar: o que fazer para superar o sentimento de culpa?

Mães que não conseguiram amamentar: o que fazer para superar o sentimento de culpa?

Algumas dicas podem fazer a diferença na vida de mulheres que precisam derrubar barreiras e preconceitos sobre o aleitamento materno

Trabalhar para tirar o peso da consciência é sempre importante. No caso do sentimento de culpa para mães que não conseguiram amamentar, é um movimento essencial para alcançar o equilíbrio emocional e ter uma vida mais feliz. Quer saber o que fazer para superar tal barreira? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos. Aproveite para compartilhar o conteúdo com as mães que fazem parte da sua rotina no dia a dia.

Para superar barreiras: dicas para mães que não conseguiram amamentar

  • Além de uma escolha: o primeiro detalhe que você precisa saber é que em alguns casos, a decisão de não amamentar envolve muitos detalhes que vão além da decisão da mulher. Doenças, processos dolorosos de mastite e produção de leite escassa são alguns dos problemas que podem impedir o aleitamento materno. Logo, a culpa nesses casos deve ser trabalhada, já que não é uma vontade em si.
  • Autoconhecimento: a maternidade é uma fase na qual as emoções estão à flor da pele. A relação entre mãe-filho é especial e igualmente impactante para os sentimentos da mulher. Logo, conhecer as próprias emoções é fundamental para lidar com oscilações que invariavelmente vão permear a rotina. O autoconhecimento é um pilar fundamental da inteligência emocional.
  • Vínculo eterno: muitas mães pensam que a amamentação é essencial para que seja estabelecido o vínculo afetivo entre mãe e filho. Porém, não é bem assim. Mesmo no caso da ausência do aleitamento materno, pelas mais variadas razões, é plenamente possível a criação, desenvolvimento e fortalecimento da relação de amor mútuo. Não há qualquer prova científica ou estudo nessa área que prove o contrário. Portanto, se esse é o seu caso, pode ficar tranquila.
  • Sem julgamentos: você nunca, em hipótese alguma, será “menos mãe” porque não conseguiu ou não optou por amamentar seus filhos. Tal julgamento, infelizmente ainda existe na sociedade, mas é algo que você deve trabalhar emocionalmente para desconsiderar. Somente você sabe o que se passa em sua mente, em seu coração. Cada mulher tem experiências próprias.

O papel da inteligência emocional

Quem acompanha as postagens aqui no blog da Arita Treinamentos sabe muito bem que os treinamentos de inteligência emocional geram resultados. No caso de mães que não conseguiram amamentar, a metodologia pode ajudar a derrubar barreiras e preconceitos sobre o assunto. Além disso, o autoconhecimento também é um pilar fundamental quando tratamos do assunto. Conhecer as próprias emoções e seus impactos é essencial para ter uma vida mais equilibrada e feliz. Outra boa notícia é que você sabe que pode contar com o trabalho e know-how de quem tem mais de 30 anos de experiência na área. A Arita está ao seu lado! Aproveite o post de hoje e envie AQUI a sua mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS