Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O medo de falar em público é um dos principais medos das pessoas em todo o mundo, sabia? Em algumas pesquisas, inclusive, homens e mulheres apontam esta fobia como acima de até mesmo a morte e outras fobias mais comuns, como medo de altura ou do escuro. A boa notícia é que é possível vencer esta fobia e você confere hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, algumas dicas de como trabalhar e superar esta situação. Continue lendo!
Se você tem medo de falar em público, não se preocupe. Muitas pessoas têm a mesma fobia e logo abaixo você confere dicas para lidar com este problema. Confira!
1 – Sinais: repare os sinais que seu corpo envia sempre que percebe o medo de falar em público se aproximar. Suor acima da média? Tremores nos braços e mãos? Garganta seca? Perceber estes sinais é uma ótima maneira para tentar controlar a fobia, pois você passa a perceber padrões e, com o tempo, cria mecanismos mentais para freá-los.
2 – Torne-se um especialista: muitas pessoas têm medo de falar em público porque temem à rejeição. Uma boa dica para driblar tudo isso é se tornar um especialista no assunto que irá falar em frente ao público. Se for uma apresentação no trabalho, por exemplo, estude bastante o tema, procure referências e torne-se uma autoridade sobre determinado tema. A sua confiança irá aumentar porque não passará em sua mente nenhuma possiblidade de erro.
3 – Treine o seu discurso: em frente ao espelho, treine o seu discurso, do começo ao fim. Não pule etapas e tome este exercício como algo sério e que trará resultados. Ao se observar, você certamente perceberá alguns problemas que geram o medo de falar em público. E, como estará em casa, ainda terá tempo de corrigir.
4 – Converse com os amigos: imagine a situação em que você terá que falar em frente aos seus amigos, como em uma festa ou mesmo durante um almoço ou jantar. Esta é uma ótima maneira para perder o medo de falar em público, afinal de contas, você estará em frente a várias pessoas e estará falando abertamente, com autoridade. Escolha o mesmo assunto que trava o seu discurso em outros ambientes.
5- Respiração: sempre que acontecer um “branco” em sua mente durante um discurso público, pare e respire. A respiração é fundamental para recuperar o foco e retomar a linha de pensamento.
6 -Preparação: antes de falar em público, alimente-se de forma adequada (sem alimentos gordurosos), vá ao banheiro, escolha as roupas certas e um calçado confortável. Lembre-se: toda e qualquer ajuda é válida para você superar esta fobia.
7 – Inteligência emocional: o medo de falar em público pode estar relacionado a traumas da infância e adolescência, barreiras mentais que impedem que você se comunique adequadamente na frente de outras pessoas. A boa notícia é que através de treinamentos de inteligência emocional podem ajudar a superar esta fobia.
A Arita Treinamentos é uma empresa que trabalha há décadas com treinamentos de inteligência emocional e conta com uma equipe formada por profissionais que semanalmente com pessoas de diferentes perfis e com necessidades variadas. Clientes de todo o Brasil que confiam na eficácia deste método para superar os mais diferentes tipos de fobia, como o medo de falar em público, por exemplo.
Quer saber como tudo isso funciona na prática? Envie hoje mesmo um e-mail de contato. CLIQUE AQUI para enviar a sua mensagem.
Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...