Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Toda mulher quer planejar um futuro amoroso com estabilidade e segurança. Faz parte da essência da mulher desejar ter um companheiro até porque o instinto maternal fala mais alto, mesmo que não seja algo consciente. Todos estes sentimentos, inclusive, vêm à flor da pele quando uma mulher chega à conclusão de que o namorado não quer casar.
Saber o que vai acontecer, planejar etapas da vida ao lado de uma pessoa é uma ferramenta poderosa de estabilidade emocional. De tão poderosa que é, a indefinição de um futuro pode arruinar o emocional de um indivíduo, sobretudo se essa inconstância estiver atrelada ao campo amoroso.
Quando se namora, a situação instintiva que se espera é planejar os próximos passos como o noivado e o casamento. Mas se mesmo depois de um bom tempo um dos parceiros não quiser assumir um compromisso, os sonhos de estabilidade amorosa podem ir por água abaixo.
O ponto central aqui é: respeito pela decisão, não importa qual seja. Então se ele diz que não quer casar é preciso respeitar a decisão dele e seguir em frente. Pode ser muito doloroso, mas o sofrimento da realidade tem hora de terminar. Já quem vive em uma ilusão pode sofrer muito mais.
Quando o casamento é descartado, porém o namoro é mantido, é importante não entrar na neura de convencer seu companheiro a encarar o matrimônio. Isso pode acabar afastando os dois e ainda contribuir para o término do relacionamento. Lembre-se que há uma distância muito grande entre um namoro e um casamento, a pessoa pode não querer casar, mas pode ser uma excelente companheira para o período do namoro.
A afirmação do namorado também pode ser momentânea. É muito comum a pessoa utilizar da negativa quando uma situação não está totalmente clara para si. Entenda que cada pessoa tem seu tempo e nem sempre possui a mesma percepção que a sua. Nem tudo está perdido e vá curtindo o namoro, pode ser que as escolhas mudem daqui a um tempo.
Diante de uma recusa que pode ser dolorosa, é importante que você tente manter o seu amor próprio. Não se esqueça de que você é um sujeito livre e cabe exclusivamente a ti decidir se o relacionamento continua ou não. Se quiser continuar curtindo o namoro bem, mas se casar foi algo muito importante para você, considere repensar suas escolhas e talvez buscar novos relacionamentos que te satisfaçam mais.
Comprometimento é uma palavra que determina relacionamentos de todas as naturezas. E a negativa de um casamento pode falar muito mais do que um simples “não”, pode demonstrar que realmente a pessoa não está ali 100% com você.
Por outro lado, pode ser que a pessoa ainda não esteja totalmente preparada, mas continua sendo a pessoa certa para os seus planos. Neste ponto é necessário sensibilidade e paciência para aprender a esperar o tempo do outro. Isso tudo, claro, se a pessoa merecer essa consideração.
Que tal, antes de julgar as escolhas do outro, entender o que permeia as suas necessidades emocionais? Casamento é uma escola de almas e é necessário evoluir como indivíduo antes e durante o casamento. O fato é que há métodos de se criar competências emocionais através de treinamentos, que trabalham aspectos que podem transformar nossas vidas, através de um estudo profundo de nossas características.
Com nossa Live gratuita de Relacionamentos Amorosos, você vai aprender alguns pontos fundamentais de melhoria para que você construa relacionamentos saudáveis e macios alinhados com os objetivos do casal. Assista agora.
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...