A força da empatia emocional no ambiente de trabalho

Moldando a liderança da minha equipe através da empatia emocional

Moldando a liderança da minha equipe através da empatia emocional

A inteligência emocional potencializa o talento de líderes modernos e que sabem transformar as carreiras e as vidas de seus colaboradores

A empatia emocional é a capacidade de não somente se colocar no lugar de outra pessoa, mas sentir realmente o que se passa. Quando pensamos em um ambiente de trabalho, é um movimento essencial para quem deseja potencializar talentos e, com isso, criar novos líderes dentro da equipe. A liderança moderna exige profissionais com tal perfil e a inteligência emocional pode ajudar na jornada de líderes preparados para o futuro. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura no post de hoje e aproveite para compartilhar o conteúdo com amigos e familiares que lideram empresas.

Empatia emocional dentro da equipe de trabalho

A força da empatia emocional

Dentro do mundo corporativo, criou-se o ideal do chefe autoritário que não dá liberdade para os colaboradores. Em outras palavras, o chefe que fica em sua sala e que raramente busca saber o que os funcionários pensam, como estão, o que estão sentindo e assim por diante. Mas, esse é um modelo com data de vencimento cada vez mais próxima.

Novas lideranças praticam a empatia emocional e isso aproxima as pessoas. Liderar é, cada vez mais, estar ao lado e não acima de quem trabalha junto. O líder moderno sabe que os funcionários são essenciais e que é preciso jogar no mesmo time para que todos cresçam.

Foco nas pessoas

Ao desenvolver a empatia emocional no trabalho, o líder passa a observar as pessoas como elas são: pessoas! Números e cargos passam a ser não tão importantes e isso faz toda a diferença não somente para humanizar o ambiente, mas para colher o que cada talento tem de melhor. Com o tempo, colaboradores podem desenvolver o tão esperado “compromisso de liderança” dentro de suas células e núcleos. Para tal, é fundamental que a liderança esteja presente no dia a dia e mostre, verdadeiramente, o quão importante são os colaboradores.

Motivação e resultados

Pessoas valorizadas são pessoas que trabalham mais, melhor e que geram mais resultados. Um cenário simples de entender e que pode ser aplicado em qualquer segmento, qualquer empresa. Quando o líder mostra empatia emocional e se coloca ao lado da equipe, todos passam a render mais porque enxergam o exemplo positivo de quem está no comando.

Treinamentos de inteligência emocional

Você conhece o Arita Despertar – Leader Training 1? Focado no desenvolvimento de lideranças positivas e altamente capazes, o treinamento direciona as suas habilidades em prol dos resultados esperados, daquilo que você almeja conquistar. Basicamente, um treinamento para despertar e potencializar o que você tem de melhor e que pode ser aplicado em seu negócio, no dia a dia da empresa. Um caminho de autoconhecimento que você pode percorrer com a ajuda de quem realmente entende do assunto. A Arita Treinamentos tem mais de 30 anos de know-how na área e estará ao seu lado ao longo de toda a jornada. Aproveite: envie AQUI a sua mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp