Os impactos das mudanças emocionais na adolescência

Mudanças emocionais na adolescência: como a inteligência emocional nos ajuda no processo?

Mudanças emocionais na adolescência: como a inteligência emocional nos ajuda no processo?

Complexa e desafiadora, a adolescência é uma fase que exige muito da pessoa no campo emocional. São muitas e intensas as transformações

Os treinamentos de inteligência emocional voltados para adolescentes são eficazes porque essa é uma fase da vida muito delicada quando pensamos nas oscilações emocionais e no próprio comportamento da pessoa, em suas atitudes. As transformações biológicas e as descobertas sociais impactam diretamente no dia a dia de homens e mulheres jovens. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Os impactos das mudanças emocionais na adolescência

  • Pertencimento: um grande reflexo das mudanças emocionais na adolescência é a necessidade emocional de pertencimento a um determinado grupo. O jovem, na grande maioria dos casos, busca fazer parte de grupos para suprir suas necessidades de aceitação, de estar próximo(a) de pessoas com pensamentos semelhantes. Tal ação gera uma sensação de realização pessoal e identificação.
  • Oscilação: é comum na vida da adolescente a oscilação emocional. Isso acontece porque a questão hormonal é decisiva e são muitas as mudanças que ocorrem com o passar dos anos. Logo, os reflexos ocorrem na mesma intensidade e isso pode gerar uma série de conflitos com outras pessoas, principalmente da mesma família. A boa notícia é que a inteligência emocional ajuda na compreensão do momento das próprias emoções.
  • Distanciamento: outro impacto comum quando analisamos as mudanças emocionais na adolescência é o distanciamento social. Não são raros os casos de reclusão de jovens, ou seja, momentos em que a pessoa não quer sair de casa. O adolescente passa a evitar encontros com amigos e isso impacta em seu convívio e desenvolvimento social.
  • Ansiedade: todas as mudanças podem gerar uma certa instabilidade emocional, que por sua vez pode evoluir para quadros de ansiedade e até mesmo depressão se não houver a devida atenção e acompanhamento profissional.

O papel da inteligência emocional

Um dos pilares da inteligência emocional é o autoconhecimento. Na adolescência, conhecer as próprias emoções e seus reflexos é fundamental para viver com tranquilidade e equilíbrio durante uma fase tão complexa e cheia de desafios. A boa notícia é que a Arita Treinamentos é uma empresa especializada no assunto. Afinal, são mais de 30 anos de know-how e o compromisso de sempre oferecer o melhor atendimento. O time é formado por profissionais que ajudam no desenvolvimento emocional de cada pessoa. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Aproveite o post de hoje e envie AQUI uma mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp