Mude! Mas, mude com consciência | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Mude! Mas, mude com consciência

Ao menor sinal de tédio, mesmice, incômodo ou rotina Luísa resolvia mudar. Cortava o cabelo na nuca quando terminava um relacionamento, trocava subitamente de emprego após uma pequena discussão com o chefe, mudava de cidade após seus conflitos internos começarem a gritar. Luísa não tinha medo das mudanças e aventurava-se ao novo constantemente, quase que se jogando de ponta.

Acomodar-se na vida é um problema, mas há pessoas, como Luísa, que quando sentem algum desconforto ou vazio resolvem mudar. Seja de emprego, de visual, de namorado. E assim vivem pingando de um lado para o outro, sem terem a oportunidade de se fixarem em locais, projetos ou relacionamentos, o que pode ser bastante ruim, afinal para algumas conquistas serem concretizadas o tempo é necessário.

Tudo nesta vida precisa de um período para começar, mais um para se aplainar e outro ainda para se solidificar. Ninguém, afinal, entra em um emprego ou abre um negócio e começa a ter sucesso e a ganhar rios de dinheiro instantaneamente. Da mesma forma, muito difícil chegar em uma nova cidade e de cara se adaptar, fazer amigos, se encontrar nas ruas e cruzamentos da nova morada. É preciso tempo e vivência para que as coisas entrem nos eixos, para que fluam, para que a energia, então no prumo do novo funcionamento, comece a circular de forma satisfatória e contínua.

Se a cada sinal de dificuldade a gente sair correndo e resolver mudar, esse tempo nunca será atingido e fatalmente teremos uma horrível sensação de não dar certo em nada. Sentimentos como frustração, incapacidade e baixa auto-estima poderão aparecer, tornando as coisas ainda mais difíceis.

O ideal é entender os ciclos, ter em mente que todos os começos têm seus desafios naturais e que algumas dificuldades fazem parte de novas empreitadas. É preciso ter foco e força para se manter no caminho que escolheu, pois no momento certo, quando o fruto estiver maduro, naturalmente as coisas entrarão nos eixos e será possível fazer a colheita daquilo que se plantou. Quem não espera o crescimento nunca colhe seus feitos, vivendo apenas no trabalho eterno da plantação. E aí, convenhamos, viver só plantando, sem nunca colher, é tarefa das mais desanimadoras, não é mesmo?!?

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas