Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
As recentes manifestações populares levantaram uma questão importante sobre o modo como desenvolvemos nossa cidadania e como atuamos na comunidade em que vivemos. O que vimos foram milhões de pessoas saindo às ruas e reivindicando algo melhor. Em diversas capitais as vozes foram ouvidas e os manifestantes conseguiram o que queriam. O que sobra de reflexão após essa onda de questionamentos e insatisfações é: o que mais podemos fazer? De que forma somos atuantes onde estamos inseridos?
Ao contrário de já levantar o dedo e dizer que não tem jeito, que o país é liderado por uma corja de ladrões corruptos e inacessíveis, vale uma reflexão mais aprofundada. Será mesmo que estamos tão distantes assim do que julgamos ser a direção do país? As coisas não são tão grandes e centralizadas como imaginamos, tudo dentro da sala da justiça em Brasília, essa cidade que só ouvimos falar no telejornal das nove da noite.
Não, não! A vida política em comunidade acontece todos os dias dentro do condomínio onde você mora, na associação de moradores de sua cidade ou região, na usina de reciclagem e compostagem de lixo na esquina de sua casa, na escola comunitária que o amiguinho de seu filho estuda, na subprefeitura de seu bairro, nas aulas profissionalizantes que a comunidade cristã ministra em sua sede, logo ali a frente.
Se prestarmos atenção, seja nossa cidade uma São Paulo ou uma Borá (o maior e o menor município brasileiro), sempre haverá o que fazer, pelo que lutar, pelo que reivindicar, no que trabalhar, o que oferecer, o que mudar. Nós, que vimos milhões de pessoas ou até participamos junto com elas, querendo mudar o país em alguns dias ou noites nas ruas, podemos e devemos continuar a fazer isso diariamente.
Mudar o mundo não implica necessariamente sair gritando palavras de ordem e impondo menos corrupção. Muda o mundo aquele que age positivamente e transforma a sua realidade e a dos que estão próximos. Você pode mudar o mundo de um adulto lixando a lousa da sala da igreja onde ele é alfabetizado à noite, depois que trabalha pesado na obra da esquina. Você pode encher de alegria a vida de uma criança, fazendo um balanço no parquinho da creche comunitária de seu bairro. Você pode ajudar a melhorar o comércio de sua região, participando em conjunto com os líderes locais para criar regras para a comercialização de ambulantes.
A mudança é simples, por que ela está em nós e não no outro ou no país ou nos políticos. O desejo de ser atuante e de fazer algo por nós mesmos e pelas pessoas que vivem neste mundo conosco pode ser facilmente saciado, basta expandir nossos conceitos de ajuda. Está em nossas mãos, sim, mudar o mundo! E isso é mais fácil do que a gente imagina. Se cada um de nós se lançar no desafio e abrir os olhos, vai ver que por toda parte tem gente precisando de mãos dispostas a ajudar.
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...