O poder do abraço | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

O poder do abraço

Não é só modo de dizer, realmente um abraço é capaz de mudar o humor de uma pessoa. As evidências são científicas: um abraço sincero e com entrega, daqueles que mostram ao outro a nossa vontade em recebê-lo e também de nos doar, faz com que reações químicas sejam disparadas no cérebro, causando sensações boas no corpo.

Médicos afirmam que quando somos tocados, a quantidade de hemoglobina no sangue aumenta significativamente. Hemoglobina é a parte do sangue que leva o suprimento vital de oxigênio para todos os órgãos, incluindo coração e cérebro. O aumento dela ativa todo o corpo, auxilia a prevenir doenças e acelera a recuperação do organismo, no caso de alguma enfermidade. Sem falar no aspecto emocional.

O abraço é uma das formas mais espontâneas que o ser humano tem em demonstrar e pedir carinho. Este contato corporal oferece acolhimento, que instintivamente nos remete ao conforto da proteção materna, a primeira e mais genuína demonstração de cuidado, amor e carinho que recebemos.

Não é à toa que abraços servem para diversos momentos, tanto bons quanto ruins. Quando estamos tristes nos abraçamos para sermos consolados. Quando uma equipe ganha uma partida se abraça com energia e vitalidade. Quando comemoramos algo nos abraçamos emocionados. Quando estamos cansados abraçamos o outro, em busca de algum conforto.

Apesar de tudo isso, as atribulações e desafios da vida às vezes nos impedem de abraçar as pessoas. Que tal começar a praticar mais abraçando diariamente os membros de sua família, que convivem com você? E se você conseguir abraçar os que trabalham de forma mais próxima, ao começar um novo dia? Assim, ficará mais fácil ofertar um abraço até mesmo a um estranho, quando ele estiver precisando. Use e abuse desta incrível ferramenta de amor. Ela é grátis e muito eficaz. Além do mais, você não precisa fazer nada além de abrir seus braços e o coração.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp