O que a honestidade no trabalho diz sobre ética e caráter? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

O que a honestidade no trabalho diz sobre ética e caráter?

O que a honestidade no trabalho diz sobre ética e caráter?

Ser verdadeiro (a) é essencial em todos os aspectos da vida. No âmbito profissional, inclusive. Honestidade no trabalho é um elemento que caminha lado a lado das pessoas de sucesso e isso diz muito também sobre outros dois pontos cruciais: ética e caráter. Você sabe apontar a relação entre tudo isso? Confira na sequência do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos!

 

Honestidade no trabalho: revela o caráter da pessoa

Pessoas honestas no trabalho indicam mais do que um compromisso com os objetivos corporativos de uma empresa. É um claro sinal de bom caráter e isso se estende em todos os aspectos de sua vida. Quem é assim de forma natural, não apenas por outros interesses, é honesto (a) também no dia a dia, sem exceção. São pessoas que dão o exemplo, que praticam boas / honestas ações em todas as situações, como ao não consumirem produtos de origem duvidosa ou indicarem quando o troco está errado.

Voltando ao ambiente profissional, contar com uma pessoa assim é ter garantia de honestidade e transparência em momentos-chave da empresa. Alguém que é possível confiar sem questionamentos.

 

Ética no trabalho também é fruto da honestidade

Não é raro, ao analisarmos nossa história como profissionais, nos depararmos com situações inacreditáveis relacionadas à ética. Quem é que nunca pensou ou mesmo falou algo assim: “Como esta pessoa teve a capacidade de fazer e falar isso?” ou “Como esta pessoa teve a coragem de não falar a verdade na frente de todo mundo?”. A ética é o que rege nossa sociedade e, dentro do trabalho, é essencial. Pessoas honestas são pessoas éticas, que entendem bem os limites entre direitos e deveres e não se colocam à frente dos colegas de trabalho.

 

Honestidade x lealdade

Há uma diferença entre honestidade e lealdade, principalmente quando pensamos no ambiente profissional. Honestidade é falar a verdade sempre e não esconder falhas ou mentiras que possam prejudicar outros colaboradores e a própria organização. A lealdade, por sua vez, é o compromisso de estar ao lado de uma pessoa em todos os momentos, independentemente se esta está falando a verdade. Este é o ponto fundamental: não devemos ser leais, mas sim honestos. A lealdade cega pode ocultar problemas graves que invariavelmente levam a situações extremas, inclusive gerando casos de afastamentos e demissões.

A empresa, como responsável direta pelo ambiente corporativo, deve valorizar e incentivar a honestidade acima de qualquer outro valor institucional. Inclusive, uma empresa com colaboradores honestos tem vantagens competitivas, sabia? Isso acontece porque em um ambiente sem mentiras e segredos, não há espaço para individualismos e o pensamento coletivo sempre prevalece. Desta maneira, toda a organização ganha, o trabalho é mais produtivo, as pessoas crescem na carreira, etc.

 

Como identificar pessoas desonestas?

Acusar um colega de trabalho ou um subordinado / superior de desonestidade é bem complicado, porque você terá que provar o que está falando. No entanto, alguns sinais podem (não é algo definitivo) indicar que uma pessoa não é tão honesta quanto parece:

  • Passar muito tempo, muito tempo mesmo, em atividades que não têm qualquer relação com o trabalho. O uso demasiado de redes sociais e do telefone corporativo para interesses pessoas são sinais marcantes;
  • Utilizar recursos da organização para fins pessoais sem qualquer ressentimento. Por exemplo: quem usa o carro da empresa para passeios com a família e os amigos no final de semana; quem se aproveita da impressora do escritório para imprimir trabalhos de faculdade / escola e outros arquivos;
  • Outro sinal de desonestidade é a quantidade acima do normal de faltas. Pessoas desonestas possuem um verdadeiro arsenal de desculpas para não ir ao trabalho. Um exemplo clássico é a apresentação de atestados médicos falsos para justificar a ausência por um ou mais dias;
  • Uma falha grave de pessoas desonestas é o compartilhamento de informações confidenciais e importantes para terceiros, normalmente empresas concorrentes que desejam obter segredos para eventuais vantagens mercadológicas.

 

Imagem: Liderina | iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

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