Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Em um universo cada vez mais competitivo e acelerado, é de se estranhar atos de solidariedade com as pessoas que precisam de ajuda. O que muitos não sabem é que fazer o bem ajuda não apenas a equilibrar e renovar as energias, mas também influencia diretamente na qualidade de vida de quem pratica a solidariedade. Ou seja, ter a Saúde Social em dia equilibra várias outras saúdes, sobretudo a Física.
Além de diminuir os sintomas da depressão, praticar a Saúde Social também ajuda a reduzir dores físicas. Um estudo mostra que o ato de fazer o bem também pode ser útil para a prevenção de doenças crônicas e garantir a saúde do sistema imunológico.
A razão por trás disso é simples: quando praticamos atos de bondade e amor, os hormônios associados ao estresse são reduzidos. Ao contrário, por exemplo, de quando estamos na rotina maluca e acelerada, repetindo incessantemente nosso instinto pré- histórico de “luta e fuga”, que afeta o sistema cardiovascular.
E engana-se quem pensa que praticar a Saúde Social seja algo difícil ou muito grandioso. Não é preciso ir até a África alimentar crianças famintas, muito menos pegar todos os desabrigados e colocar para morar dentro de suas casas. Esses são atos muito bonito e louváveis, claro, mas existem diversas formas de fazermos o bem. De repente, é bem mais fácil do que você imagina. Abrir-se para pensar sobre isso, alimentando o desejo de trabalhar sua solidariedade, certamente abrirão as oportunidades para isso. Como tudo na vida, basta você querer!
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...