Sinais de traumas de relacionamentos passados e como superá-los

Os traumas de relacionamentos passados ainda te infernizam? O que fazer para seguir em frente?

Os traumas de relacionamentos passados ainda te infernizam? O que fazer para seguir em frente?

Com a ajuda adequada, é possível voltar a ser feliz em um novo relacionamento, independentemente da idade ou experiências do passado

Quando pensamos nos principais tipos de traumas emocionais, é impossível não falarmos em traumas de relacionamentos passados. Experiências negativas de namoros antigos, ou mesmo casamentos “frustrados”, podem criar barreiras emocionais que impedem o surgimento ou aceitação de uma nova relação. Porém, a boa notícia é que a inteligência emocional ajuda a ressignificar traumas para você seguir em frente e voltar a ser feliz. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Sinais de traumas de relacionamentos passados

Falta de interesse

Traumas de relacionamentos passados geram a falta de interesse em relacionamentos no presente. O que acontece é bem simples de entender. A pessoa que sofreu com o término traumático de um namoro ou casamento, na maioria dos casos, não demonstra interesse em tentar novamente. Sempre há aquela sensação de que passará pelos mesmos dilemas e sofrerá as mesmas dores emocionais. Porém, é preciso se libertar do passado. Encontre as diferenças entre as duas situações (passado e presente) e potencialize os pontos positivos.

Desconfiança

Ao lado da falta de interesse, a falta de confiança também é um sinal bem claro de que certos traumas emocionais de relacionamento ainda fazem parte dos seus pensamentos. Nesse caso, a confiança que outrora existiu e que foi abalada por uma traição, mentiras ou outros tipos de quebras de expectativas, deve ser reconquistada. A dica é aceitar o novo. Novas experiências positivas precisam de chances, oportunidades. Confiar novamente é um processo de autoconhecimento que precisa ser estimulado.

Sempre na defensiva

Muitas pessoas apresentam uma posição defensiva quando o assunto é um novo relacionamento. Isso acontece porque os traumas do passado ensinaram lições dolorosas. Logo, o indivíduo que carrega as marcas de experiências negativas, não aceita nem ao menos a possibilidade de passar por tudo aquilo novamente. Evita sair com os amigos, não utiliza aplicativos de relacionamentos e assim por diante. A dica para contornar a situação é ir aos poucos. Tudo ao seu tempo, sempre. Converse com amigos, explique a situação e retome a sua vida social sem pular etapas.

Como a inteligência emocional ajuda a seguir em frente?

Um dos pilares da inteligência emocional é o autoconhecimento, ou seja, a capacidade de identificar e compreender as próprias emoções. Dentro desse cenário, a ressignificação de traumas de relacionamentos passados é um dos processos mais importantes para se livrar de uma vez por todas de barreiras emocionais que impedem o seu desenvolvimento. Seguir em frente é possível quando você encara os problemas do passado de uma forma consciente e equilibrada. E com a ajuda adequada. A Arita Treinamentos trabalha há mais de 30 anos com treinamentos de inteligência emocional. Saiba mais: envie AQUI uma mensagem de contato e descubra como tudo isso funciona na prática.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp