Pai: reverência a quem nos deu à vida | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Pai: reverência a quem nos deu à vida

Pode ser que ele não seja nenhum herói como romanceiam por aí. Pode ser que ele não tenha brincado com você o quanto você gostaria. Pode ser que ele tenha passado mais tempo fora do que em casa. Pode ser que ele nunca tenha lhe dado um abraço ou dito que lhe ama. Pode ser, até, que você nunca o tenha visto. Não são todos os pais que estão presentes na vida dos filhos, como prega o comercial de margarina.

Entretanto, ele é seu pai e a data que se aproxima, no dia 9 de agosto, sugere que pensemos nisso com um olhar mais grato e menos pesado. Independente de todas as falhas que seu pai possa ter, o sentimento que deveríamos manter em relação a ele é o de gratidão e reverência. E vale dizer que falha todo ser humano tem, desempenhando qualquer função.

Se pensarmos que somos fruto de duas pessoas, sendo metade do pai, fica fácil compreender que sem ele não seria possível estarmos aqui vivos e realizando tudo o que temos para fazer. Dessa forma, fica mais fácil perdoar as possíveis falhas e enaltecer ainda mais as qualidades. Tendo um olhar grato para seu pai será possível enxergar a beleza que existe na relação, mesmo que não tão frequente, entre vocês dois.

Dentre todos os sentimentos nobres, se você não conseguir sentir muitos, tudo bem, você também pode. Respeite seus limites! Mas, pense que se pai lhe deu à vida. E isso, por si só, já é um motivo para se ter respeito e gratidão. Acredite, a vida vai ficar mais leve quando você entender – e aceitar – isso. Um Feliz Dia dos Pais para você, se já é pai. E um Feliz Dia dos Pais para você que é filho e se permite ter um sentimento belo na direção de quem lhe deu o que você tem de mais importante: a vida!

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp