Pessoas infelizes no trabalho - Veja como identificar e lidar com elas

Pessoas infelizes no trabalho: como identificar e dicas de como lidar

Pessoas infelizes no trabalho: como identificar e dicas de como lidar

Redobre a atenção com pessoas infelizes no trabalho para não acabar sendo influenciado. Veja dicas para lidar no dia a dia

Um ambiente leve e feliz realmente faz a diferença quando pensamos em qualidade de vida no trabalho. Porém, não é todo dia que isso acontece. Um fato muito comum no mundo corporativo, seja em empresas com muitos ou poucos colaboradores, é que pessoas infelizes no trabalho podem derrubar o clima de todos e isso pode gerar insatisfação e desmotivação. Justamente por isso, é importante saber identificar tais indivíduos para aprender a lidar com a situação. Quer saber mais sobre o assunto?  Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Principais sinais de pessoas infelizes no trabalho

  • Reclamações constantes: pessoas que reclamam de tudo relacionado ao ambiente de trabalho, inclusive sobre setores e situações que não fazem parte do seu escopo.
  • Desânimo: é um sinal bem característico, afinal a pessoa passa a não se importar mais com a qualidade do trabalho, com o clima dentre os colegas, com os resultados da empresa e assim por diante.
  • Absenteísmo: faltas constantes são comuns no mês da pessoa infeliz no trabalho. Uma situação relacionada ao desânimo e falta de interesse em fazer parte da empresa, em evoluir profissionalmente naquele ambiente.

O papel da inteligência emocional

Se você conhece pessoas infelizes no trabalho, saiba que através de treinamentos de inteligência emocional é possível combater o problema. Fale sobre o assunto com os colegas de empresa que mesmo sem perceber, acabam influenciando no clima negativo do ambiente, se for o caso, é claro. A metodologia trabalha na identificação de gatilhos emocionais que podem provocar tal comportamento, assim como também estimula o desenvolvimento de habilidades positivas. E tem mais: a Arita Treinamentos é uma empresa especializada no assunto! São mais de 30 anos de know-how no mercado à sua disposição. Aproveite o post de hoje e fale AQUI com um consultor.

Veja dicas para lidar com pessoas infelizes no trabalho

  • Evite o confronto: esta é a primeira dica para lidar com uma pessoa infeliz no trabalho. O pensamento é bem simples e você pode colocar em prática imediatamente. Pessoas infelizes aguardam um momento de confronto para expor frustrações e angústias. Algo que pode se tornar repetitivo e acabar influenciando também o seu comportamento.
  • Seja honesto e transparente: se um colega de trabalho está infeliz e todo percebe isso, fale sobre o assunto com ele. Jogue limpo, sem indiretas. A honestidade é sempre um bom caminho para tentar ajudar ao próximo. Com educação, calma e objetividade é possível contribuir para uma melhora da vida de quem trabalha ao seu lado.
  • Não jogue combustível na fogueira: comentar repetidamente sobre os aspectos negativos do trabalho é uma forma de contribuir para o aumento da infelicidade dos colegas de empresa. Sim, sabemos que nem sempre os dias são positivos, leves e felizes. Mas, bater na tecla do que há de errado também não ajuda a melhorar.
Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp