Pessoas inseguras: veja como identificar sintomas e características desse tipo de perfil | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Pessoas inseguras: veja como identificar sintomas e características desse tipo de perfil

Pessoas inseguras: veja como identificar sintomas e características desse tipo de perfil

Pessoas inseguras: veja como identificar sintomas e características desse tipo de perfil

A insegurança é um estado emocional que provoca aquela sensação de incapacidade, de que não conseguimos realizar uma determinada tarefa no trabalho ou mesmo lidarmos com outras pessoas. É um estado que surge a partir do sentimento de inferioridade, quando o indivíduo não se sente à altura de algo ou alguém. Pessoas inseguras sempre acham que outros são melhores ou que suas habilidades não são suficientes para diversos fins.

O sentimento de inferioridade que gera a insegurança deve ser combatido, pois pessoas inseguras podem parar no tempo e deixar grandes oportunidades escaparem. Pensando no mundo corporativo, quem é assim pode estagnar profissionalmente e, o pior, aceitar isso como normal.

Você conhece alguém assim? No post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, listamos os principais sintomas de pessoas inseguras. Acompanhe na sequência!

Sintomas de pessoas inseguras

  • Necessidade excessiva de mostrar certa superioridade, mesmo quando mentalmente não se sentem assim;
  • Demonstração de muita segurança ao exibirem suas conquistas, até de forma exagerada e repetitiva;
  • Medo incontrolável de arriscar algo ou um contato com alguém;
  • Falta de capacidade de negar. Pessoas inseguras, na maioria dos casos, não conseguem dizer não. Isso acontece porque enxergam a necessidade de agradarem sempre, devido ao medo da rejeição;
  • Incapacidade de reconhecer o próprio potencial e habilidades;
  • Pessoas inseguras enxergam somente as limitações, sempre o lado negativo de todas as situações;
  • Reclamação constante sobre qualquer coisa;
  • Perfeccionismo acima do normal;
  • Forte tendência à procrastinação, já que o medo de errar é constante e a pessoa acaba deixando tudo para última hora devido ao receio da falha;
  • Grande dificuldade em receber e compreender críticas de colegas de trabalho, amigos e familiares;
  • Busca desesperada por reconhecimento de terceiros;
  • Comparações constantes com colegas de trabalho e amigos. Pessoas inseguras fazem isso a todo o momento e ressaltam apenas os pontos positivos de terceiros;
  • Dificuldade em expor opiniões e ideias.

É possível deixar de ser inseguro?

Sim! É possível trabalhar psicologicamente e reverter este quadro. Porém, não é algo simples e que dá resultados da noite para o dia. É preciso muita dedicação e compromisso para realmente mudar o mindset da insegurança. Neste ponto, a ajuda de profissionais de inteligência emocional pode fazer grande diferença para assegurar resultados duradouros.

Como a inteligência emocional pode ajudar pessoas inseguras?

A primeira etapa para ter mais segurança é ter conhecimento, mais precisamente autoconhecimento. É exatamente este o ponto de partida de um treinamento de inteligência emocional para pessoas inseguras. É preciso entender a real causa da insegurança, quais foram os gatilhos emocionais que provocaram este quadro e, principalmente, quais são os caminhos que devem ser percorridos para lidar com o problema.

A boa notícia é que a Arita Treinamentos está ao seu lado! A empresa atua há anos no mercado e já atendeu mais de 100.000 pessoas com diferentes necessidades, de todo o Brasil. Um know-how sem comparação no segmento e que a credencia a atuar com total tranquilidade e confiança. Você que é inseguro, ou que conhece pessoas inseguras, pode confiar no trabalho de profissionais experientes e que realmente entendem do assunto.

Sem enrolação e com foco no que realmente deve ser analisado, a Arita desenvolve treinamentos personalizados e que levam em consideração o histórico da pessoa, seus ambientes profissionais e pessoais, a personalidade, medos e apreensões, habilidades e o futuro.

Quer saber mais sobre o assunto? Envie seu e-mail hoje mesmo, clicando aqui, ou se preferir ligue para um dos telefones em destaque. Nosso time está aguardando o seu contato e temos a certeza de que você irá se surpreender com o atendimento!

Crédito: Mikolette / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

ARTIGOS RELACIONADOS