Por que a verdade dói – e mesmo assim nos faz bem? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Por que a verdade dói – e mesmo assim nos faz bem?

Por que a verdade dói – e mesmo assim nos faz bem?

Por que a verdade dói – e mesmo assim nos faz bem?

Estamos rodeados de indivíduos cheios de expectativas em relação a ao próximo e todo e qualquer comportamento é julgado perante os olhos ao lado. É por isso que, muitas vezes, renunciamos ao que é real e ficamos presos a mentiras. A verdade dói, mas ela é um instrumento poderoso para nos fortalecer e nos fazer amadurecer.

Quando dizemos “a verdade dói”, não nos referimos às questões morais, ou o que é certo e errado para cada um. Nós queremos refletir sobre a habilidade de assimilar o que está oculto e nos traz sofrimento e sobre lidar com o quanto/como isso pode nos machucar efetivamente.

Por que a verdade dói?

Simples: junto com a verdade vem o sentimento de fraqueza, frustração e infelicidade, mas todos são sentimentos momentâneos. Enfrentar esse tipo de situação e de emoção nos fortalece, capacita-nos para os desafios que estão a nossa volta e ajudam a termos mais autoestima e autoconhecimento.

Conversar com o cônjuge e expor que o casamento não está bem há algum tempo; assumir que o seu emprego não traz satisfação; realizar que aqueles amigos que você tanto gosta só te fazem mal; mudar comportamentos e posturas que farão mal à saúde a longo prazo. Criar consciência sobre o que é mentira em sua vida e tomar providências só te trará uma consequência: felicidade.

A verdade dói, mas você é mais forte

Você pode tomar as rédeas da sua vida e escolher o quanto aquilo vai te machucar, então não pense duas vezes antes de adotar comportamentos que te tornarão mais forte:

  1. Aprimore (ou desenvolva) inteligência emocional. Está incrível ferramenta te ajuda a entender aspectos fundamentais da sua personalidade e da sua história de vida e como isso se reflete em suas escolhas.
  2. Permita-se enfrentar a situação dolorosa da qual você tem fugido. Chore, grite, pense, converse. Dói, mas é preciso. Evitar a verdade é sinônimo de sofrimento e temos certeza de que você não quer isso. É hora de seguir em frente.
  3. Ultrapasse seus limites e fuja da zona de conforto. Quando aceitamos que a verdade dói e que continuar é preciso, nós desenvolvemos habilidades inexistentes até então. Por exemplo, passamos a ser mais resilientes, valorizar as pequenas coisas, entender o que (não) é aceitável para si.
  4. Assim como você tem a sua verdade, o seu colega também. Respeite a verdade dele como gostaria que respeitassem a sua.
  5. Leve em consideração somente o que te faz feliz. Insistir na infelicidade é insistir na mentira.
  6. Pratique a verdade com quem está próximo de você. Como dissemos aqui, a verdade dói, mas é um mal necessário. Mas tente ser gentil à medida do possível e tenha em mente que está fazendo por esta pessoa o que gostaria que fizessem por você.

Passar por situações que vão nos causar algum tipo de dor nunca é fácil, mas acreditamos que você pode ser autor da sua própria história, só precisa entender o que acontece dentro de si. Se precisar de ajuda para isso, entre em contato conosco.

Acompanhe nossos perfis no Youtube, Facebook e Instagram e entenda como trabalhamos em prol da sua felicidade.

Você também pode gostar de ler:

Crédito: KatarzynaBialasiewicz / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

 

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS