Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Esse sentimento é mais comum do que você imagina.
Muitas pessoas relatam que se sentem assim, e eu vou te explicar o porquê.
O Natal é um período carregado de muito simbolismo, como filmes de família, músicas e propagandas comerciais, todos repletos de pessoas felizes.
Ao se sentir diferente daquilo que é mostrado como normal, a sensação é de exclusão; de desconexão com a realidade.
Parece que todos se sentem assim felizes, exceto você, que sente qualquer outra coisa. Seja ela tristeza, raiva, frustração ou outro sentimento.
A incompreensão desse fenômeno gera a tristeza, que, muitas vezes, é injustificada. É fruto da sua interpretação do que está acontecendo mundo afora, baseado no que você é exposto, como a mídia.
A percepção de não se sentir da mesma forma que o restante das pessoas pode ser um angustiante.
Afinal, somos seres sociais, muito ligados uns aos outros.
O nosso mapa comportamental é criado baseado na observação da sociedade: absorvemos a cultura em que estamos inseridos.
Entretanto, a ideia de que todos se sentem felizes e que a época é feliz e próspera para todos pode ser mera consequência da sua interpretação da realidade, baseada nos conteúdos que você consome.
Aprenda a observar se a sua tristeza está relacionada a esse fenômeno ou se é algo mais profundo. Se precisar, busque ajuda profissional através da terapia!
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...