Sinais da pressão psicológica familiar

Pressão psicológica familiar: superando os traumas da convivência com a toxicidade

Pressão psicológica familiar: superando os traumas da convivência com a toxicidade

Exposição e cobranças exageradas, má comunicação e outros sinais de uma convivência familiar tóxica devem ser observados com atenção

Certamente você conhece, ou mesmo vive, uma situação de pressão psicológica familiar. A situação é complexa e está longe de ser agradável para os participantes, principalmente (é claro) para quem precisa provar o seu valor superando traumas de uma convivência tóxica. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita e veja como os treinamentos de inteligência emocional podem contribuir para uma vida mais feliz e equilibrada.

Sinais da pressão psicológica familiar

  • Relação pais e filhos: é um comum dentro de um cenário de pressão psicológica familiar uma relação tóxica entre pais e filhos. Mais especificamente, pais que tratam mal os filhos, que fazem com que se sintam mal em praticamente todas as situações. Tal comportamento pode ser percebido através de críticas constantes, pesadas e sem qualquer tipo de fundamento. A exposição dos filhos também é um sinal de alerta.
  • Egoísmo: o comportamento dos pais tem como objetivo a própria satisfação, ou seja, suprir necessidades emocionais através da exposição dos filhos, da pressão psicológica familiar.
  • Autoritarismo e intolerância: sempre há uma cobrança excessiva pela perfeição em praticamente todos os aspectos da vida dos filhos. Da carreira a relacionamentos amorosos, nada inferior à perfeição é aceito. Dentro desse cenário, a intolerância dá as caras quando algo contrário à opinião dos pais é prontamente rechaçada, rebaixada e desconsiderada.
  • Manipulação: pais tóxicos tentam manipular os filhos de forma emocional e física, com a imposição da figura de autoridade e também por chantagem emocional. Uma manipulação que somente tem como objetivo, como já vimos, a própria realização. Um cenário que é alimentado diariamente e que pode afetar diretamente e negativamente a vida dos filhos.
  • Má comunicação: como não há qualquer sentido de paternidade / maternidade, de interesse em contribuir para o desenvolvimento do filho, a comunicação entre as partes é severamente afetada. Não há diálogos leves, brincadeiras, conversa do dia a dia. Somente há cobranças, humilhações e pressão familiar exagerada.
  • Superproteção: a toxicidade na relação familiar pode ocorrer disfarçadamente, através da superproteção. O que acontece é que pais ultra protetores podem criar filhos inseguros e tal comportamento, por mais triste que pareça, pode ser planejado.

O papel da inteligência emocional

Um dos pilares dos treinamentos de inteligência emocional é o autoconhecimento. E, dentro desse cenário, um dos pontos abordados é a identificação de barreiras emocionais erguidas por pressões familiares. Para alcançar uma vida mais equilibrada emocionalmente e, consequentemente, mais feliz e tranquila, é preciso saber as causas dos problemas. Com isso, é possível trilhar um caminho de desenvolvimento emocional com foco nos sonhos e objetivos de cada pessoa. E você sabe que pode confiar no trabalho de quem realmente do assunto. A Arita Treinamentos tem o know-how de mais de 30 anos na área e está preparada para começar essa jornada ao seu lado. Aproveite o post de hoje: envie AQUI uma mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp