Problemas de empatia - Descubra como combatê-los

Problemas de empatia: como a falta dela pode gerar consequências ruins para nossas vidas?

Problemas de empatia: como a falta dela pode gerar consequências ruins para nossas vidas?

É a forma como nos relacionamos com colegas de trabalho, amigos e familiares, que orienta como somos vistos nos mais variados círculos

Quando pensamos nas relações pessoais e profissionais que temos ao longo da vida, devemos considerar o papel da empatia. Todos nós, sem exceção, temos que considerar os sentimentos, as posições, as opiniões de quem está ao nosso redor. É preciso se colocar no lugar do colega de trabalho ou familiar e amigo para compreender o que se passa e se posicionar como alguém prestativo, amigável e que faz a diferença. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Você tem problemas de empatia? Confira os principais sinais abaixo

  • Egoísmo: pessoas que sofrem com problemas de empatia são, normalmente, mais egoístas. São indivíduos que acreditam que somente eles possuem direitos.
  • Humildade: é fácil notar um tom mais orgulhoso em seu discurso e isso transmite uma imagem de pouca ou quase nenhuma humildade, o que é péssimo para todos os relacionamentos pessoais e profissionais que temos ao longo da vida.
  • Filtros: pessoas nada empáticas são pessoas que confundem sinceridade com a falta de filtro social. Indivíduos que falam abertamente sobre tudo o que pensam e sem considerar o impacto nas vidas de terceiros.
  • Compreensão: a dificuldade de compreender determinados assuntos e pontos de vista (principalmente) é uma característica marcante em quem não tem empatia.
  • Relacionamentos: você tem dificuldade em manter relacionamentos a longo prazo? Suas amizades mudam constantemente? Este é um forte sinal de que você deve redobrar a atenção.
  • Julgamentos: também é fácil perceber o demasiado número de preconceitos em relação a praticamente todos os assuntos sociais e profissionais. A falta de empatia é um forte combustível para diversos tipos de preconceitos.

Inteligência emocional e empatia

Poucas pessoas sabem disso, mas através de treinamentos de inteligência emocional é possível trabalhar exercícios práticos para que você desenvolva sua empatia. Um trabalho que realmente faz a diferença para você evitar situações e consequências que podem impedir a sua evolução como pessoa e até mesmo como profissional. A inteligência emocional é uma metodologia que busca derrubar barreiras que geram a falta de empatia. E você não precisa mais procurar a ajuda profissional certa. Você sabe que pode confiar na Arita Treinamentos, uma empresa formada por profissionais com mais de 30 anos de know-how na área. Saiba mais: fale AQUI com um consultor.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp