Como lidar com problemas emocionais na adolescência?

Problemas emocionais na adolescência: como lidar com as mudanças comportamentais?

Problemas emocionais na adolescência: como lidar com as mudanças comportamentais?

Transparência e empatia são palavras orientam um melhor entendimento sobre as muitas mudanças geradas por problemas emocionais na adolescência

Todo mundo sabe que a adolescência é uma fase de transformações e definições. É um período no qual os jovens são expostos a muitas mudanças internas e externas, a muitos novos mundos que causam impactos diretos em seu comportamento. Dentro desse cenário, os problemas emocionais na adolescência podem surgir e é preciso saber lidar com todos eles, principalmente pelo ponto de vista dos pais. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Como lidar com problemas emocionais na adolescência?

  • Não é drama: muitos pais acham que os problemas emocionais na adolescência não passam de “dramas”, algo que naturalmente será resolvido com o passar do tempo. Todavia, o que  parece superficial pode esconder problemas mais graves, como ansiedade ou mesmo depressão. Observar os sinais e tratar o assunto com a devida importância é essencial para a saúde mental e bem-estar do adolescente.
  • Sem julgamentos: é importante deixar os julgamentos de lado. Uma boa conversa livre de preconceitos é fundamental para entender o que se passa na vida emocional de um adolescente.  Dentro desse cenário é importante abrir o jogo e conversar abertamente, sem esconder qualquer tipo de assunto ou informação. Tenha um diálogo transparente e busque entender um outro ponto de vista.
  • Compartilhe exemplos: um bom ponto de partida é compartilhar as próprias experiências, de situações semelhantes, de dilemas que fazem parte da vida de adolescentes em todas as gerações. Esse tipo de ação gera proximidade e empatia.
  • Ajuda profissional: a inteligência emocional é uma metodologia que promove o autoconhecimento emocional. Em outras palavras, ajuda o adolescente a conhecer os próprios sentimentos e seus impactos em cada uma das ações.

Você conhece o Arita Teen?

O Arita Teen é um treinamento transformador e que ajuda o jovem a enfrentar problemas emocionais na adolescência e ter uma nova visão sobre a vida e o mundo ao redor. Um trabalho realizado por profissionais experientes, que realmente entendem tudo sobre treinamentos de inteligência emocional. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Entre em contato hoje mesmo! A Arita é uma empresa com mais de 30 anos de know-how na área e que reafirma constantemente o seu compromisso em oferecer o que há de melhor no setor. Aproveite o post de hoje e envie AQUI a sua mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp