Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Você adia suas tarefas até que elas sejam urgentes a ponto de você quase não conseguir entregá-las?
Você, então, é um procrastinador.
Você sabe que precisa fazer, empurra para frente, e continua fazendo isso por meses… Até que ela se torne urgente.
Ou, quando é um compromisso consigo mesmo, simplesmente continua adiando, sem nunca colocar em prática. Afinal, ninguém está ali para cobrar um resultado.
A procrastinação, além de prejudicar seu desempenho nas atividades de trabalho e nos seus relacionamentos, também gera estresse e ansiedade.
É fundamental que você entenda se sofre com isso e aprenda a lidar, para que deixe de ser parte da sua vida. Por isso, existem ações que você precisa começar a aplicar no seu dia a dia para que comece a se livrar desse vício, de uma vez por todas.
Para superar isso, você deve começar colocando pequenas ações em prática todos os dias. Talvez uma única ação, a depender do seu caso.
Parece contraditório ler isso, mas entenda: a sua mente aprendeu que você não faz o que se compromete. Ela aprendeu que você é um procrastinador, está registrado nela.
Por isso, você precisa, aos poucos, ensiná-la que você é um verdadeiro realizador.
Comece com pequenas ações ou um único hábito diário, o importante é que você faça aquilo todos os dias e tenha a sensação de que concluiu algo no seu dia.
Só depois de se acostumar com isso, você passa a aumentar o número ou até mesmo a complexificar as suas tarefas.
Lembre-se: Não deixe de fazer essa tarefa sob hipótese alguma.
Outro fator fundamental é mudar de local.
Se você, por exemplo, procrastina deitado na sua cama, você precisa levantar-se e sair dela, ir para outro lugar e evitar ficar nela enquanto precisa fazer alguma coisa.
Ao continuar no seu local de procrastinação, você está enviando uma mensagem a sua mente de que você está fazendo a coisa certa no lugar certo, porque já virou um hábito.
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...