Atenção aos sinais e efeitos do abandono emocional no relacionamento

Quais os sinais e efeitos do abandono emocional no relacionamento?

Quais os sinais e efeitos do abandono emocional no relacionamento?

Todo casal passar por crises conjugais, mas é preciso redobrar a atenção aos primeiros sinais de abandono emocional no relacionamento

Superar a desconfiança em um relacionamento já foi assunto aqui no blog, e hoje, o conteúdo trata dos sinais e efeitos do abandono emocional no relacionamento. Trata-se de um tópico delicado no dia a dia de qualquer casal, mas igualmente importante para o bem-estar das pessoas envolvidas e para o próprio futuro da relação. Quer saber mais? Continue a leitura do post!

Sinais do abandono emocional no relacionamento

1 – Ausência

Um forte sinal é a ausência da presença física, já que a pessoa acaba passando mais tempo sozinha, mesmo dentro de um relacionamento. Pense no oposto: mesmo com uma vida atribulada com trabalho, trânsito, estudo, etc., quem gosta sempre consegue um tempo na agenda para estar junto. Mas, quando há abandono emocional, isso não ocorre… sempre há uma desculpa para não acontecer o encontro.

2 – Silêncio

Mesmo quando o casal está junto, não há conversa, o silêncio reina absoluto dentro do lar. O casal para de querer compartilhar opiniões ou mesmo conversar naturalmente sobre coisas do cotidiano. O que acontece é que pelo menos uma das partes não se importa mais, não enxerga motivação para seguir uma linha de pensamento e bate-papo. Tudo passa a ser uma obrigação. E tudo pode piorar, já que uma das partes pode contagiar a outra em pouco tempo.

3 – Monólogos

E quando o silêncio é rompido, não ocorre a conversa, apenas o monólogo. Uma pessoa fala, a outra “escuta” e depois fala de um assunto aleatório, nada relacionado com o que acabou de ouvir. A troca de ideias, o questionamento, a curiosidade… tudo isso vai desaparecendo aos poucos, na inversa proporção do aumento do abandono emocional no relacionamento. Não há compartilhamento, apenas discurso. E isso todos nós sabemos é um veneno para qualquer tipo de relação amorosa.

4 – Egoísmo

Outro forte sinal do abandono emocional é o egoísmo por uma das partes do casal, ou seja, a pessoa que não mostra mais interesse ou não deseja mais estar ali, passa a se concentrar apenas naquilo que lhe convém, em suas próprias necessidades e objetivos. Desta maneira, passa a não ligar mais ou mesmo não enxerga mais as dores do outro, suas angústias ou mesmo momentos de raiva.

5 – Negação

Sempre ocorre a negação do problema, ou seja, a pessoa não assume que o casal está passando por uma crise e que os sinais de abandono emocional no relacionamento são claros, que somente ela não enxerga. Desta maneira, com o passar do tempo, todo e qualquer tipo de problema emocional tende a aumentar de intensidade, gerando situações cada vez mais irreversíveis e nocivas.

Efeitos do abandono emocional no relacionamento

  1. Ansiedade
  2. Separação
  3. Traumas psicológicos
  4. Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
  5. Transtorno da personalidade limítrofe (DBP)
  6. Baixa autoestima

IMPORTANTE: os efeitos citados assim podem e não podem ocorrer de uma só vez, com uma pessoa somente. Podem surgir isoladamente ou mesmo não manifestarem com determinada frequência.

Inteligência emocional pode ajudar?

Sim! Através de treinamentos de inteligência emocional é possível buscar soluções para uma vida mais equilibrada e feliz. A inteligência emocional é uma metodologia inovadora e que se concentra nas particularidades do problema, em suas reais causas e origens. Logo, os caminhos futuros também são traçados de maneira personalizada, conforme o ritmo da pessoa, suas necessidades e objetivos.

E outra boa notícia é que a Arita Treinamentos é uma empresa com mais de 30 anos de experiência no assunto! Comprove: fale com um dos nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS