Quais são as principais causas do medo de falar em público?

Quais são as principais causas do medo de falar em público e como trabalhar o emocional?

Quais são as principais causas do medo de falar em público e como trabalhar o emocional?

Traumas do passado, perfeccionismo e mais! Descubra as causas e dicas para superar de uma vez por todas o medo de falar em público

O medo de falar em público é uma realidade na vida de milhões de pessoas. Um medo que pode ter como origem algum trauma do passado. A boa notícia é que a inteligência emocional pode ajudar a derrubar tal barreira e, com isso, você pode se desenvolver como uma pessoa muito mais confiante sempre que precisar expor ideias. Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, e saiba as possíveis causas do problema e como trabalhar o emocional para superar.

Medo de falar em público. Você sabe quais são as principais causas?

  • Trauma escolar: o medo de falar em público na vida adulta pode ser reflexo de algum trauma do passado, principalmente de algum momento constrangedor vivido na época da escola. Alunos que são ridicularizados na sala de aula podem desenvolver essa barreira emocional sempre que associam situações semelhantes, como durante uma apresentação no trabalho.
  • Perfeccionismo: normalmente, falar em público envolve algum momento de grande importância, como no trabalho ou em algum evento social de grande porte (casamentos, formaturas, etc.). Em situações assim, a perfeição é normalmente exigida. Logo, a pessoa pode se sentir acuada, pressionada a não cometer nenhum tipo de erro. O perfeccionismo gera nervosismo e, consequentemente, medo de falar em público.
  • Timidez e problemas na fala: pessoas tímidas têm grande dificuldade em expor ideias e compartilhar suas opiniões. Quem possui problemas de fala, também. Dentro desses cenários, falar em público é um desafio e tanto.

Como trabalhar o emocional e outras dicas

  • Acalme-se: uma mente mais tranquila é uma mente mais preparada para lidar com situações desafiadoras. Sempre que se sentir nervoso(a), respire fundo, conte até dez e tenha confiança no seu talento.
  • Pense positivo: a positividade é essencial para você criar um cenário menos amedrontador. Pensamentos negativos não ajudam em nada.
  • Confiança: falar em público envolve a confiança, a autoestima. Você precisa e deve acreditar no próprio potencial.
  • Roteiro e treino: crie um roteiro do que irá falar e treine, sempre que possível, a apresentação que fará em público.

Treinamentos de inteligência emocional

O autoconhecimento é um dos pilares dos treinamentos da inteligência emocional e um dos principais pontos de atenção quando pensamos no medo de falar em público. Isso acontece porque compreender as próprias emoções é o primeiro passo para lidar com situações conflitantes, situações que geram angústia e apreensão. Dentro desse universo, a Arita Treinamentos é um dos nomes de mais relevância no mercado. Por aqui, você conta com o suporte de profissionais com mais de 30 anos de know-how no mercado. Uma equipe preparada para caminhar ao seu lado na jornada de transformação. Aproveite: envie AQUI uma mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp