Quando é o momento certo de seguir em frente? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Quando é o momento certo de seguir em frente?

Há momentos da vida da gente que muito se fala em seguir em frente, em tomar decisões, em colocar o pé no futuro e abandonar velhos conceitos. Isso em vários aspectos da vida: relacionamentos que já morreram ou que carecem de um ponto final; uma amizade danosa; um emprego que não realiza mais; dentre tantas outras situações.

Entretanto, também devemos refletir sobre o outro lado da moeda: vivemos um tempo líquido, em que as pessoas parecem desistir cedo demais, jogando tudo para o alto. Já parou para pensar nisso? Mudanças são boas, não há dúvida nenhuma nisso, e em vários momentos da vida precisamos encher o peito de coragem e tomar decisões, mas é necessário que se pense com cautela nas escolhas.

Isso mesmo! É preciso cautela nesse ímpeto de sair andando e deixar para trás. É preciso avaliação, de repente mais um pouco de tentativa, mais análise, ponderação e empatia com as histórias e relacionamentos. Como tudo na vida, aliás, precisamos de equilíbrio: nem muito ao comodismo e nem muito ao deixar de persistir. Pode ser que mudando o foco do pensamento, e tentando descobrir novos olhares para os fatos, a situação indesejável não pareça tão ruim assim.

Depois de todo este processo, se, no entanto, você chegar à conclusão de que o melhor é colocar um ponto final mesmo, OK, que se faça de forma certeira e bem pensada. Aí, sim, terá a certeza de que esgotou todas as tentativas de acerto antes de partir para outra. Agindo com cautela, persistência e entendimento a tendência é que as decisões sejam mais tranquilas na prática.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp