Quando tudo pede um pouco mais de calma | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Quando tudo pede um pouco mais de calma

A letra da música do Lenine retrata uma grande verdade: a de que nosso corpo, às vezes, pede calma. E em vários momentos ignoramos este pedido e continuamos na roda maluca da falta de tempo, da correria, do sedentarismo e do excesso de trabalho. Até que uma hora dá uma pane geral, forçando-nos a parar.

Pode ser que apareça uma gripe, talvez uma virose nos pegue de surpresa, ou uma conjuntivite severa na véspera de uma reunião importante no trabalho. O corpo humano é muito sábio e encontra meios de parar antes do colapso geral. Quando os níveis de substâncias estressantes na corrente sanguínea estão altos demais, a máquina dá um jeito de liberar por meio de uma doença. Assim, somos obrigados a desacelerar, a repousar, a prestar atenção ao nosso alimento, comendo melhor ou, então, menos.

Mas, por que não aprendemos a respirar, a parar, a se acalmar, a contemplar ao invés de realizar? Parece que vamos sempre até os níveis máximos, sem respeitar que temos limites e que precisamos zelar pelo funcionamento de nosso corpo e mente. O que esperamos conseguir com essa enxurrada de ansiedade, alta velocidade, competitividade e estresse?

Tudo na natureza tem o ritmo de produção e de espera. Conosco não poderia ser diferente. Também temos a fase de agir e de repousar. É natural de todo ser vivo se movimentar e manter-se estático. Faz parte da natureza como um todo. Nós, ainda mais precisamos dos breaks, porque somos racionais e temos uma mente comandando toda a parte física.

Há muitas formas de dar o descanso necessário ao nosso funcionamento: algum exercício físico, a meditação, uma soneca, assistir a um bom programa ou filme, conversar com algum amigo, praticar uma atividade artística, entre outros. É preciso encaixar no dia a dia um desses momentos e cuidar do que temos de mais precioso, nosso bem-estar físico e emocional.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas