Descubra dicas para administrar a relação emocional com o dinheiro

Relação emocional com o dinheiro: entendendo o que há por trás dos gastos emocionais

Relação emocional com o dinheiro: entendendo o que há por trás dos gastos emocionais

É preciso compreender os impulsos emocionais que nos levam a gastar além da nossa capacidade. Uma vida financeira equilibrada é essencial nos dias de hoje

Você já leu aqui no blog da Arita um conteúdo relacionado ao tema de hoje, sobre como romper a relação entre dinheiro e felicidade. Agora, seguimos dentro do mesmo assunto e vamos conferir dicas para administrar a relação emocional com o dinheiro. Você sabe dizer o que há por trás dos gastos emocionais? Continue a leitura e descubra!

5 dicas para administrar a relação emocional com o dinheiro

  1. Necessidades reais: parece óbvio colocar como dica para administrar a relação emocional com o dinheiro a questão da necessidade real de comprar algo. Todavia, é uma tecla que deve ser batida, um assunto que deve ser reforçado. Vale a pena fazer esse exercício sempre que sentir um ímpeto para adquirir algo. Você realmente precisa disso ou daquilo? O que mudará em sua vida?
  2. Economia: ninguém gosta de ter dívidas no banco ou não ter dinheiro para fazer uma viagem dos sonhos, por exemplo. Logo, economizar durante alguns meses é fundamental para equilibrar as contas. Ao alcançar um ponto “saudável” em sua conta bancária e gastos do mês, consequentemente você passará a ter uma relação emocional com o dinheiro mais positiva.
  3. Gatilhos emocionais: é preciso compreender porque as emoções impactam no seu consumo. Em outras palavras, quais são os gatilhos emocionais que estimulam a compra de um item, ou qual sentimento vem à flor da pele e que impulsiona determinada atitude.
  4. Compensação emocional: muitos gastos, muitos mesmo, são frutos de compensações emocionais. Isso quer dizer que compramos algo quando estamos tristes ou com raiva de algo ou alguém. Saímos de casa e adquirimos algo, mesmo sem uma necessidade urgente e direta, para compensar tais questões emocionais que são comuns no dia a dia.
  5. Pense a longo prazo: a satisfação que sentimos ao comprar algo é momentânea. Passa logo. Por outro lado, o rombo financeiro pode ser duradouro e até mesmo definitivo, dependendo da aquisição e capacidade financeira do indivíduo. Portanto, a dica aqui é sempre pensar a longo prazo. Pense em suas despesas, sonhos, na família e assim por diante. Será que vale realmente a pena colocar tudo isso em risco por um momento breve de felicidade?

Papel da inteligência emocional

Um dos pilares dos treinamentos da inteligência emocional é o autoconhecimento. Em outras palavras, a metodologia parte do princípio que é preciso compreender as emoções para racionalizar as ações do dia a dia. Com isso, com a ajuda certa e com o passar do tempo, é possível administrar melhor a relação emocional com o dinheiro e outros aspectos da vida pessoal e profissional. E a boa notícia é que você sabe que pode contar com quem realmente entende do assunto. A Arita Treinamentos tem mais de 30 anos de know-how na área. Um time 100% capacitado para receber a sua mensagem de contato. Aproveite o post de hoje e envie AQUI.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp