Resistência emocional. Veja como superar!

Resistência emocional: como vencer as crenças que limitam nossas vidas?

Resistência emocional: como vencer as crenças que limitam nossas vidas?

Você é capaz de realizar o que deseja, de conquistar os sonhos que idealiza. Depende de você derrubar as barreiras e resistências emocionais que surgem pelo caminho

Vamos começar o post de hoje falando sobre o que é a resistência emocional. Basicamente, são sentimentos criados no momento em que pensamos em algo inovador, criativo e que pode significar uma mudança em nossas vidas. A resistência emocional, neste momento, surge como uma limitação e tem a capacidade de anular o pensamento criativo. Em outras palavras, são crenças que limitam o próximo passo, a mudança. Quer saber mais sobre o assunto e como superar esta barreira? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos!

Exemplos de resistência emocional

Conseguimos observar alguns exemplos clássicos de resistência emocional que normalmente surgem na sequência de uma ideia inovadora ou mesmo de um sonho de consumo e realização pessoal. Como vimo, é uma crença que limita a realização do que é objetivado, do que é desejado. Veja alguns exemplos:

1 – Como posso conseguir realizar o meu sonho ganhando o que eu ganho hoje?

Perceba que há um fator limitante do sonho. A pessoa tem um desejo, como comprar um carro ou uma casa, ou mesmo viajar para o exterior, em um primeiro momento. Porém, logo na sequência, a resistência emocional aparece para colocar uma barreira no caminho.

2 – O que meus amigos e familiares vão pensar?

É outro exemplo clássico. A crença limitante coloca o julgamento de valor de terceiros como uma barreira para realização do sonho. Não há qualquer motivação natural e claro para que isso aconteça, afinal o sonho é seu e somente você saber o que realmente deseja alcançar. E os benefícios do sonho serão 99% usufruídos por você. Por que, então, condicionar a própria felicidade a outras pessoas?

3 – Não sou capaz de realizar o que desejo

A resistência emocional é inconsciente e parte de uma análise mental que considera sua trajetória pessoal e profissional. Exemplo: como serei capaz de morar no exterior se ainda nem sai da casa dos meus pais? Veja que é criada uma barreira entre o pensamento (ideia) e a realização do sonho. O que não acontece é que a pessoa não vislumbra que ela pode começar a fazer diferente, a buscar outras opções para ganhar um salário maior, para ter outra fonte de renda, e assim conseguir sair do país, no caso deste exemplo.

Crie sua própria realidade: como vencer a resistência emocional

  • É possível: você é capaz de realizar, de conquistar o que almeja.
  • Faça acontecer: ficar parado não vai adiantar em nada. É preciso se mexer, se aperfeiçoar e acreditar que somente você pode perseguir e conquistar o que deseja.
  • Positividade: sim, existem e sempre existirão muitos obstáculos pelo caminho. Mas se há um caminho, há uma escolha. Olhar para o copo meio cheio é uma forma de enxergar o mundo com mais positividade e isso faz a diferença.
  • Foco: é preciso ter foco naquilo que acredita. Concentre esforços físicos, mentais e financeiros na busca pelo sonho. Por exemplo, se o sonho é comprar um carro 0km, passe a economizar e evite gastar no que é desnecessário. Quer morar fora do país? Comece a estudar um novo idioma nas horas vagas.
  • Elimine as barreiras: pense nos aspectos que levam à resistência emocional e busque “desviar” destes obstáculos sempre que pensar em algo importante e empolgante para sua vida. É um exercício diário, que demanda tempo e atenção, mas que é plenamente possível.

A inteligência emocional pode ajudar!

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível trabalhar sua mente para que ela elimine aos poucos as barreiras da resistência emocional. A outra boa notícia é que a Arita Treinamentos é uma empresa especializada no assunto. Comprove: fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS