Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
A convivência com outras pessoas proporciona uma série de experiências, muitas delas que envolvem conhecer visões e princípios diferentes dos nossos. E quando você está em um relacionamento sério e naturalmente tem mais intimidade com a outra pessoa, é comum esse tipo de experiência se tornar cada vez mais comum e intensa, muitas vezes resultando em brigas. Mas isso não é sinônimo de fim de relacionamento, existem muitas formas de você contornar essas situações. Quer saber como evitar discussões no namoro? Então continua lendo para ver as dicas que preparamos para você.
Um relacionamento é construído na convivência e no apoio mútuo do dia a dia. Discussões fúteis, sobre assuntos banais acontecem em muitos namoros, e embora pareçam inofensivas, elas têm o poder de afetar a convivência que você e seu parceiro levaram tanto tempo para construir.
Embora seja sim natural que hajam discussões em qualquer relacionamento, elas precisam fazer sentido e ter relevância, além de não se tornarem regra ou rotina. Veja agora as 5 dicas que vão lhe ajudar a evitar discussões.
Sempre que você perceber que uma briga está para iniciar, analise a relevância do tópico pelo qual estão brigando. É realmente algo importante o bastante para colocar a saúde do seu relacionamento em risco?
É natural que no momento de um desentendimento você e seu parceiro percam a cabeça e, embora saibam que o tópico não é relevante, o calor do momento fala mais alto e resulta em discussões irrelevantes que afetarão negativamente seu relacionamento.
Sempre que estiver de cabeça quente opte por deixar o assunto de lado momentaneamente e volte nele depois que tiver conseguido pensar racionalmente sobre ele, criando opiniões e argumentos baseados em fatos reais, não apenas em sentimentos momentâneos.
É muito importante lembrar com quem você está falando e lembrar principalmente que é uma pessoa importante para você. No momento que uma discussão chega ao ponto de gritos, nada mais será resolvido e ninguém provará ponto algum racionalmente. A discussão está fadada a terminar da pior forma possível.
Aprenda a escutar e entender. Mesmo que você acredite estar certo, é importante escutar seu parceiro e entender os argumentos dele. Se vocês chegaram ao ponto de iniciar uma discussão, é porque existe alguma divergência nas suas opiniões, e embora você possa acreditar que o seu ponto de vista é o correto, talvez seu parceiro tenha argumentos que mostrem que a visão dele também tem pontos relevantes, mas você precisará dar uma chance de ele explicar seu lado e principalmente, dar uma chance para escutar e realmente tentar entender.
Existe uma diferença entre apenas esperar sua vez de falar e de realmente ouvir e compreender. E muitas vezes vocês terão que aceitar que têm opiniões diferentes e achar uma forma de resolver os problemas de forma que em ambos saiam satisfeitos, mesmo que tenham que ceder, porque será impossível convencer outra pessoa de pensar da mesma forma que você.
É importante focar sempre no assunto que está na mesa, e não no que foi dito ou feito no passado, que não tem mais volta. Se algo que aconteceu ainda te chateia, é porque o assunto ainda não foi resolvido, então vale a pena sim vocês discutirem ele novamente, mas no seu dado momento, não misture as discussões, porque apontar erros e remoer mágoas não ajudarão a resolver problema algum, apenas aumentarão os sentimentos negativos.
Saber como evitar discussões no namoro é fundamental para qualquer pessoa que busca ter relacionamentos saudáveis. Embora lidar com pessoas seja difícil em qualquer situação, ter uma boa inteligência emocional ajuda a entender a outra pessoa e tratar tanto ela como a situação da melhor forma possível, chegando em acordos que sejam bons para ambos os lados e não deixem ninguém se sentindo mal.
Para te ajudar, a Arita Treinamentos é especialista em inteligência emocional e pode lhe ajudar a entender melhor como lidar com brigas em relacionamentos e como manter seu namoro saudável. Para conhecer melhor nossos treinamentos, basta entrar em contato.
Imagem: AntonioGuillem | iStock / Getty Images Plus
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...