Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Normalmente, as pessoas associam as dores mais comuns do dia a dia, como dor de cabeça e nas costas, com problemas exclusivamente de ordem física. Porém, os diferentes tipos de estado emocional e suas alterações por razões pessoais e profissionais podem gerar as dores emocionais. No post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, vamos conferir mais sobre este assunto. Continue a leitura e aproveite para enviar também a sua opinião no campo dos comentários.
1 – Dor de cabeça
Esta é uma das dores de origem emocional mais comuns e que praticamente todas as pessoas no mundo já sofreram. A dor de cabeça pode ser provocada por tensão emocional e também devido a muitas preocupações. Normalmente, acontece também com homens e mulheres que pensam demais e que acabam realizam pouco ou em razão de amargura com lembranças do passado.
2 – Dor na nuca / no pescoço
Pode se manifestar em razão de forte tensão emocional, como a partir de conflitos que relacionam a razão com sentimentos, seja em âmbito familiar (pessoal) ou profissional, no ambiente de trabalho ao longo de dias, semanas ou meses de muita pressão.
3 – Dor nos ombros
Também é uma dor emocional comum, principalmente no dia a dia de homens e mulheres que sofrem com a sobrecarga de tarefas. Por outro lado, também pode se manifestar em pessoas muito tímidas ou que sofrem de insegurança ou medo acima da média.
4- Dor nas costas/ lombar
Pode surgir através da insegurança, desamparo ou medo. A dor nas costas é classificada como dor emocional quando tem origem tensões emocionais variadas, como geradas por sobrecarga de tarefas no trabalho, na faculdade e outros ambientes com cobrança por resultados, prazos de entregas e assim por diante.
5 – Dor nas articulações
Quando há sentimento forte de impotência, de incapacidade de realizar alguma tarefa no ambiente de trabalho. Medo e tristeza também são fatores que geram dores nas articulações, assim como rigidez nos pensamentos e inflexibilidade. Fique atento!
6 – Dor muscular
Poucas pessoas sabem disso, mas conflitos existenciais e até mesmo energia acumulada são fatores que podem gerar dores musculares, reflexos diretos de dores emocionais, portanto. Também podemos citar tristeza, raiva e medo como pontos que influenciam.
7 – Dor estomacal
As dores estomacais, tão comuns em pessoas de todo o mundo, também podem ter origem em problemas de ordem emocional, como após períodos longos ou curtos de tensão e irritabilidade. Também podemos citar fontes possíveis: mágoa, conflitos familiares e profissionais, raiva e nervosismo em geral.
Assim como qualquer outro tipo de dor, é preciso conhecer o que está provocando o problema. Com as dores emocionais não é diferente. E dentro deste universo, a inteligência emocional pode fazer a diferença, já que se trata de uma metodologia inovadora que busca entender o que está afetando o estado emocional da pessoa.
A boa notícia é que a Arita é uma empresa especializada no assunto. Por aqui, você conta com o suporte de profissionais que realmente entendem do assunto. Comprove hoje mesmo! Fale com um dos nossos especialistas e esclareça suas dúvidas sobre dores emocionais, como funcionam os treinamentos de inteligência emocional e muito mais!
Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...