Baixa autoestima infantil - Identifique as principais causas

Saiba quais as principais causas de baixa autoestima infantil

Saiba quais as principais causas de baixa autoestima infantil

Da superproteção ao controle rígido do comportamento da criança. Saber identificar as causas da baixa autoestima infantil é essencial

Quem trabalha com treinamentos de inteligência emocional junto a crianças e adolescentes, como a Arita dentro do seu programa Arita Teen, sabe muito bem como é comum casos de baixa autoestima infantil. Todavia, dentro do mesmo universo, é possível trabalhar ferramentas emocionais para que os pequenos e jovens desenvolvam suas próprias habilidades e tenham uma vida mais equilibrada e feliz. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje aqui no blog.

Baixa autoestima infantil: identifique as principais causas

  • Observação: o primeiro ponto a analisar é que as crianças podem desenvolver a baixa autoestima infantil a partir da observação do comportamento dos pais. Crianças aprendem desta maneira, desde os primeiros anos de vida. Logo, é importante fazer uma autoanálise (os adultos) sobre como suas próprias atitudes impactam no desenvolvimento dos pequenos.
  • Superproteção: o que acontece, na maioria das vezes, é que a criança que tem pais superprotetores não aprende a lidar com as próprias emoções de uma forma independente, principalmente com foco no combate à baixa autoestima. Na cabeça da criança, os próprios pais não confiam / acreditam nela. Então, vem o sentimento de incapacidade.
  • Rigidez: é uma outra causa observada pelos especialistas da área. Pais muito rígidos e controladores, normalmente, não dão a devida atenção ao que as crianças pensam ou sentem. Com isso, com o passar do tempo, a criança passa a se sentir insegura, com medo de falhar.

Dicas para combater a baixa autoestima infantil

  • Recompense quando há mérito, somente.
  • Deixe que os filhos assumam mais responsabilidades.
  • Mostre mais afeto, seja mais próximo.
  • Deixe que seus filhos se expressem.

Treinamentos de inteligência emocional para crianças

Já ouviu falar sobre a Arita Teen? A metodologia tem como objetivo contribuir para o autoconhecimento de quem precisa de ajuda, como para crianças e adolescentes que sofrem com baixa autoestima infantil. Um dos seus principais focos é potencializar as habilidades e, com isso, ampliar as possibilidades sobre seus próprios futuros. E outra boa notícia é que você sabe que pode confiar no trabalho de quem realmente entende sobre treinamentos de inteligência emocional. A Arita tem mais de 30 anos de know-how na área e seu time é formado por profissionais especializados em diversas áreas. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Clique AQUI e entre em contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp