Aspectos emocionais do envelhecimento. Veja principais sinais!

Saiba quais os principais aspectos emocionais do envelhecimento

Saiba quais os principais aspectos emocionais do envelhecimento

Identificar e compreender os aspectos emocionais do envelhecimento são etapas fundamentais em busca de uma vida mais feliz e equilibrada na terceira idade

Quando pensamos em envelhecimento, pensamos em homens e mulheres de idade avançada. Porém, o que não paramos para pensar é que estamos todos envelhecendo a partir do momento que nascemos. E isso não tem como parar até o momento da nossa morte. E outro ponto que não observamos com a devida atenção é em relação aos aspectos emocionais do envelhecimento, isso porque focamos nos aspectos físicos que são bem mais evidentes. Ficou curioso (a)? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Aspectos emocionais do envelhecimento: quais são?

  • Isolamento: a pessoa mais velha, de uma forma natural, busca o isolamento como forma de proteção. Também é um reflexo das limitações de locomoção que a idade impõe a todos. O isolamento social é um problema porque pode desencadear diversos gatilhos emocionais preocupantes.
  • Tristeza: é um dos problemas gerados pelo isolamento, isso porque a pessoa se sente sozinha e não consegue enxergar uma motivação para sair deste cenário. O ponto de preocupação é que a tristeza pode evoluir rapidamente e bruscamente para um quadro depressivo, algo muito mais sério e perigoso.
  • Falta de interesse: a tristeza leva à falta de interesse, em praticamente todos os aspectos que fazem parte da vida da pessoa. É possível notar um dos aspectos emocionais do envelhecimento quando há o desinteresse por cuidar da aparência, por buscar uma nova fonte de distração, por viajar ou mesmo conversar com os amigos.

Como lidar com aspectos emocionais do envelhecimento?

  • Inove: é preciso entender as limitações físicas da idade para combater os aspectos emocionais do envelhecimento. E uma boa dica é procurar e desenvolver uma nova habilidade, ter um novo hobby para preencher os dias com mais criatividade e propósito. Isso, sem dúvidas, faz a diferença.
  • Compartilhe mais: outro ponto importante é se mostrar e realmente ser uma pessoa mais presente na vida de amigos e familiares. Com o envelhecimento, naturalmente, buscamos a segurança e não nos expomos como na juventude. Porém, hoje em dia é possível estar presente através do compartilhamento de vídeos, fotos e mensagens. Aproveite a tecnologia que temos em mãos e compartilhe mais!
  • Veja o dia mais feliz: é preciso olhar para o copo meio cheio, para o lado bom da vida na terceira idade. Faça o exercício de relembrar as conquistas do passado, com alegria, e olhe ao seu redor e contemple o que alcançou como pessoa e profissional. Sua condição mais confortável e tranquila de hoje, principalmente em termos de trabalho, é uma vitória que merece ser celebrada.

Inteligência emocional no combate aos aspectos emocionais do envelhecimento

Esta é uma metodologia comprovadamente eficaz no combate aos aspectos emocionais do envelhecimento, isso porque através de treinamentos de inteligência emocional é possível identificar e derrubar as barreiras que impedem a felicidade da pessoa na terceira idade. Tudo de forma natural, no ritmo de cada um e respeitando as individualidades.

E outra boa notícia é que a Arita Treinamentos trabalha há mais de 30 anos com inteligência emocional e propõe uma abordagem transparente, objetiva e personalizada. Cada caso é um caso e você tem todo o suporte que precisa, desde os primeiros momentos. Confira como tudo isso funciona na prática: fale com um dos nossos especialistas!

ARTIGOS RELACIONADOS