Satisfação dos colaboradores. Confira dicas!

Satisfação dos colaboradores: saiba porque o bem-estar emocional da sua equipe gera resultados

Satisfação dos colaboradores: saiba porque o bem-estar emocional da sua equipe gera resultados

Profissionais motivados rendem mais e isso gera resultados práticos e positivos para qualquer tipo de empresa, independentemente do mercado de atuação

Empresários que lideram empresas de pequeno, médio ou grande porte, precisam ficar atentos aos sinais de infelicidade no trabalho. É fácil explicar a razão desta preocupação: funcionários tristes e desanimados não vestem a camisa da empresa e geram menos resultados, o que pode afetar diretamente o nível de produção e os ganhos da organização. Justamente por isso, investir no bem-estar emocional da sua equipe é fundamental nos dias de hoje. E neste post, apresentamos algumas dicas para você criar um ambiente mais agradável e inspirador para seus colaboradores. Continue a leitura!

Satisfação dos colaboradores: como fazer?

1 – Organização

Uma empresa organizada é uma empresa que gera mais satisfação dos colaboradores, isso porque as pessoas enxergam os processos, conhecem os cargos, as possibilidades de crescimento na carreira e assim por diante. Por outro lado, empresas “bagunçadas” passam a sensação de amadorismo, de que não há futuro para as equipes.

2 – Transparência

Evita burburinhos e conversas no corredor sobre os próximos passos da empresa. Abra o jogo, fale com suas equipes sobre as medidas que estão sendo tomadas e os objetivos que estão sendo perseguidos. Ao fazer isso, você coloca todos no mesmo plano, remando na mesma direção.

3 – Ouça mais

Os funcionários não estão felizes com os métodos de trabalho? Há reclamações sobre as instalações sanitárias ou mesmo das áreas de descanso? Seja um líder que escuta, que sabe ouvir as reclamações e corrigir os problemas.

4 – Feedbacks

Seja proativo e passe feedbacks às equipes de trabalho. Compartilhar as vitórias, os méritos por um projeto realizado, é fundamental para estimular a satisfação dos colaboradores. Isso cria um sentimento de pertencimento, de importância. A pessoa passa a se sentir uma peça importante e isso é fundamental para gerar ainda mais resultados.

5 – Plano de carreira

Os funcionários precisam de planos de carreiras para que possam organizar os próximos passos de suas vidas pessoais e profissionais. Tenha um modelo bem estruturado dentro desta proposta. Se possível, contrate empresas terceiras para realizar um planejamento com este intuito.

6 – Valorização financeira

Não espere o funcionário bater na porta do seu escritório para pedir um aumento. Proponha um planejamento no qual a pessoa sabe o que precisa realizar, e o tempo que levará, para ter seu salário aumentado.

Como medir a satisfação no trabalho?

  • Produtividade: como vimos, equipes motivadas rendem mais e isso gera resultados diretos para a empresa. Este é o parâmetro principal que deve levar em conta.
  • Absenteísmo: este é um aspecto importante, afinal as pessoas que estão desmotivadas apresentam maior tendência ao absenteísmo. Em outras palavras, faltam mais! Observe ao longo de semanas e meses quais são os funcionários que possuem mais faltas, ou mesmo que chegam atrasados com mais frequência.
  • Avaliação de desempenho: é fundamental que a empresa realize avaliações periódicas de desempenho, justamente para atestar o nível de produtividade.
  • Clima organizacional: preste bastante atenção ao clima no dia a dia da empresa. Os funcionários conversam entre si ou não há qualquer tipo de diálogo? Equipes que compartilham ideais, que almoçam juntas, que apresentam bom humor, são equipes mais motivadas.

A inteligência emocional pode ajudar!

Através de treinamentos de inteligência emocional com foco na liderança é possível aprimorar a sua gestão como líder de pessoas. E isso impacta diretamente na satisfação dos colaboradores no dia a dia. Por isso, não perca mais tempo e comece hoje a dar o próximo passo rumo ao sucesso! Fale com um dos nossos especialistas.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

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