Sem jogo | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Sem jogo

A gente tenta, a todo custo, parecer interessante para o outro e arrumamos mil arranjos para que isso realmente se faça: vinho, hotel, viagem, pousada, lingerie, perfume. Tentamos de todas as formas arrumar maquiagens que nos façam parecer o que não somos. Ou, então, que pareçamos ser melhores do que realmente somos. É uma tentativa quase que incansável de sedução. Um pensamento errôneo de que o outro só vai gostar de nós se fizermos muito, se mostrarmos muito, se seduzirmos muito, se oferecermos muito.

Isso nada mais é que controle! E um controle em vão, pois o que tentamos controlar, na verdade, é justamente o que o outro mais deseja em nós: nós mesmos! Isso explica, talvez, porque muitos relacionamentos naufragam antes mesmo de ir pra frente. O outro deseja a gente como a gente é. E nós tentamos a todo custo parecer diferentes daquilo que somos. Uma disritmia de demanda e oferta. Um chute na trave. Um ponto sem nó. Um pão sem fermento.

Afinal, queremos é estar perto de gente de verdade, de gente legal, que agregue, que seja sincera e que, sobretudo, saiba lidar com suas fraquezas e sombras! É lógico que um mimo vez ou outra cai muito bem. Não estamos falando de não cuidar dos relacionamentos e deixar o leme solto. Não, nada disso! Fazer a manutenção do amor é necessidade diária. O que queremos dizer é sobre ser você mesmo, sem prender-se a padrões, sem fazer jogo de sedução, sem comportar-se como manda alguma regra, que alguém, em determinado momento, inventou.

Não se preocupe, quanto mais você soltar o controle, mais você será você e mais as pessoas vão sentir vontade de se aproximar. O mundo carece de gente de coração vivo e pulsante. Gostamos da espontaneidade dos atos verdadeiros, mesmo que às vezes pareçam ridículos, mesmo que sejam permeados de erros e fraquezas. Portanto, dê adeus aos jogos e seja você! Pessoas incríveis e surpreendentes vão aparecer, pode acreditar.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp