Sentimento de culpa e depressão - Entenda a relação.

Sentimento de culpa: quando o peso na consciência nos leva a depressão

Sentimento de culpa: quando o peso na consciência nos leva a depressão

Sentir culpa por algum erro é comum. Porém, é preciso olhar com atenção para que o quadro não evolua para uma situação mais grave

Um dos grandes problemas do sentimento de culpa (peso na consciência), quando não tratado com a devida importância, é que o quadro pode evoluir para algo mais grave. Dentro desse cenário, a relação entre sentimento de culpa e depressão é uma realidade presente na vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Sentimento de culpa e depressão: veja dicas para lidar com a situação

  • Autoconhecimento: reconhecer as próprias emoções é um movimento importante em busca do autoconhecimento. E, dentro desse cenário, pode fazer toda a diferença quando pensamos na relação entre sentimento de culpa e depressão. O autoconhecimento permite a ressignificação de pensamentos negativos e, consequentemente, tirar o sentimento de culpa sobre fatos do passado.
  • Aprendizado: ainda nessa linha, você pode “usar” a culpa que sente sobre algo ou alguém para aprender com a situação. Para evitar situações no futuro que possam levar ao mesmo quadro. Aprender com os erros é uma forma prática e muito efetiva de desenvolvimento pessoal e emocional.
  • Errar é humano: todas as pessoas erram e todos devem ter plena consciência disso. Logo, o sentimento de culpa atrelado a erros deve ser amenizado. Falhar faz parte da vida. Exagerar em alguma discussão, mesmo com amigos e colegas de trabalho, também. Uma boa dica é sempre ponderar sobre o próprio comportamento e “aliviar a barra” sobre si mesmo.
  • Ajuda profissional: sentir culpa por algo é comum, é assim com todo mundo desde sempre. Porém, quando o sentimento de culpa é demasiado, o risco de evoluir para um quadro de depressão é grande e a situação deve ser tratada com a devida importância. Uma boa dica é buscar a ajuda de profissionais especializados em inteligência emocional.

Treinamentos de inteligência emocional

Cada caso é um caso. Quanto a isso, não há dúvidas. Porém, para tentar evitar que casos de sentimentos de culpa evoluam para depressão, toda a ajuda é válida. No caso dos treinamentos de inteligência emocional, o caminho a ser percorrido é o do autoconhecimento emocional. Ao compreender as próprias emoções e seus impactos no dia a dia, com o passar do tempo, a culpa por erros no passado pode ser amenizada. Quer saber mais sobre o assunto? A Arita Treinamentos está ao seu lado! Aproveite o post de hoje e envie AQUI a sua mensagem de contato. Fale com profissionais que realmente entendem do assunto.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp