Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Parece clichê e ditado popular que não sai da boca das pessoas, mas faz muito sentido: se a planta não é molhada todos os dias, ela seca e morre. Se nós somos parte da natureza e também funcionamos em ciclos, por que haveríamos de ser diferentes?
Tudo, mas absolutamente tudo em nossa vida requer dedicação e atenção. Sobretudo para alcançar a tal felicidade. Essa palavrinha aí não ocorre como mágica ou como sorte para poucos afortunados. Para ter uma vida mais alegre, com momentos felizes e recheada de sobressaltos emocionantes benéficos é necessário esforço. Correr para buscar o que quer.
Mas, como hei de conseguir a felicidade, tenho certeza que muitos perguntarão. Se houvesse receita, meus caros, estaríamos todos seguindo-a à risca. Não, não há o caminho das pedras e nem o mapa da mina detalhadamente explicado. Mas, existem formas da gente conseguir passar pelos dias de forma mais doce, isso existe.
E depende só de nós. Você diz “eu te amo” para sua esposa ou namorada quando acorda todas as manhãs? Olha nos olhos de seu filho e o elogia sinceramente quando ele consegue passar por alguma dificuldade de forma corajosa? Telefona para sua mãe toda semana apenas para dizer que sente saudade?
Parecem coisas muito simples e sem importância, tanto que deixamos passar despercebidas, mas a verdade é que fazem muita diferença. Há uma passagem muito interessante e verdadeira que diz “ofereça a lenha antes de exigir o calor”. Quando nos doamos para alguém, naturalmente recebemos dele algum retorno, que normalmente é positivo. Quando damos um abraço, alguma reação a pessoa vai ter, nem que seja um aperto desengonçado e tímido.
E assim a vida vai ficando mais colorida, mais quente e mais alegre. Vamos, com esses pequenos atos, transformando nossa vida diária em um lugar mais aconchegante para se viver. Que tal tentar? Não custa nada!
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...