"Sou uma pessoa muito orgulhosa": como trabalhar essa característica? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

“Sou uma pessoa muito orgulhosa”: como trabalhar essa característica?

“Sou uma pessoa muito orgulhosa”: como trabalhar essa característica?

Pessoas que sempre tem razão, não ouvem a opinião alheia, não aceitam estar erradas, se sentem superiores aos demais, são autoritárias, arrogantes e insensíveis, essas são algumas das características de uma pessoa orgulhosa. Todos nós conhecemos alguma pessoa que se encaixa nessa descrição, e embora seja muito fácil de identificarmos essas características nas outras pessoas, temos muita dificuldade de identificar ela em nós mesmos. Você já parou para se perguntar se não está deixando sua vida ser prejudicada por ser uma pessoa muito orgulhosa também?

Como saber se sou uma pessoa orgulhosa?

A primeira coisa que você deve entender é que o orgulho tem duas faces, ele é bom até determinado ponto, mas em excesso passa a ser negativo. Então às vezes, você vai acreditar que está sendo autoconfiante e acreditando em você mesmo, quando na verdade está sendo orgulhoso e deixando o ego falar mais alto.

A parte boa do orgulho, é quando ele te ajuda a reconhecer seu próprio trabalho e suas qualidades, está ligado à autoconfiança. Ele passa a ser ruim no momento que você deixa de aceitar a possibilidade de estar errado, quando não consegue valorizar a opinião dos outros e não vê seus próprios erros.

É comum que pessoas orgulhosas se achem superiores aos outros, fazendo com que percam a paciência rapidamente, o que muitas vezes causa uma atitude autoritária.

Se você acha que pode estar sendo muito orgulhoso, pare e analise como você aceita críticas vindas de outras pessoas. Você consegue aceitar quando alguém lhe diz que você está errado? Você consegue se desculpar com facilidade? Se você tem dificuldades em reconhecer os seus erros, pode ser um forte indicativo de que seu orgulho já passou do ponto saudável, e isso pode fazer com que ele comece a afetar os seus relacionamentos, tanto pessoais como profissionais.

Como trabalhar o orgulho?

A principal característica que você vai precisar trabalhar para deixar de ser uma pessoa muito orgulhosa é a honestidade. Você precisa ser sincero com você mesmo sobre seus sentimentos e pensamentos.

O processo de abrir mão do orgulho costuma ser complicado, e você provavelmente terá muitas dificuldades, em diversos momentos, de aceitar quando estiver errado, e por isso ser honesto consigo mesmo é extremamente importante.

Ao longo desse processo, você conseguirá analisar seus sentimentos e começará a compreender melhor eles. Aceitar seus sentimentos é importante nesse processo, pois muitas vezes o orgulho excessivo é causado por medo de nos conhecermos ou de aceitar alguma característica nossa.

 

Além disso, você também precisará passar a ouvir mais as outras pessoas e dar espaço para que elas apontem quando você estiver errado. E antes de discordar ou justificar suas ações, é importante primeiro ponderar sobre o que está sendo dito, será que você não está errado mesmo? Será que o orgulho não está lhe impedindo de ver as coisas como elas realmente são?

 

Uma pessoa muito orgulhosa sempre carregará consigo uma série de problemas na vida pessoal e profissional. Se você já identificou que seu orgulho é prejudicial para você, comece a trabalhar nele o quanto antes, e evite que isso afete sua relação com as demais pessoas e até mesmo consigo mesmo.

Se você achar que precisa de ajuda para melhorar essas características, não evite em buscar ajuda com seus amigos e familiares. E se precisar de ajuda profissional, pode contar com a Arita Treinamentos, é só entrar em contato para conhecer nossos treinamentos e entender qual deles pode te ajudar nessa nova fase da sua vida.

 

Imagem: ajr_images | iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS